“Quando algo acontece, a única coisa que está em seu poder é sua atitude com relação ao fato” (apud LEBELL, 2018, p. 27)
Epicteto.
Uma das grandes verdades da vida é que não temos controle de tudo, aliás, arrisco afirmar que controlamos realmente pouca coisa. Com isso, nem sempre nos resta muito a fazer quando algo ruim acontece em nossa vida. E a principal atitude diante do caos é buscar aprender a agir de modo assertivo. Na maioria das vezes, nós controlamos apenas a nossa ação diante de uma situação, como a epígrafe enfatiza.
A questão aqui não é fecharmos os olhos para as incertezas e nem ignorarmos os nossos problemas, e sim, se posicionar e aceitar o problema, para desta forma conseguirmos buscar uma saída e também descobrir um modo de seguir em frente, não deixando que o ocorrido nos desanime. Perceba como aceitar e ter uma boa atitude são os primeiros passos para a solução. Existe uma mentalidade, uma forma de encarar um fato para assim agirmos de modo coerente.
O modo como você encara um problema faz toda a diferença. Como reagimos ao caos ou a uma situação desafiadora, determina o nosso sucesso ou mesmo o revés. Por isso, é fundamental sabermos reagir para não estacionarmos no meio do caminho. A única coisa que controlamos é a nossa atitude quanto aos fatos.
Tendo em mente que algumas dificuldades não têm saída, precisamos aceitar e aprender com os problemas. E uma lição aprendida já é uma vitória, visto que ela nos ajudará a não repetir os erros. Perceba que tudo vai depender de uma mentalidade, da forma como você avalia e reage a uma situação.
Enfrentamos as mais diversas situações, os problemas surgem sempre nas horas mais inadequadas, sendo assim, precisamos agir para que um pequeno obstáculo não se torne uma enorme montanha. E constate como muitas das vezes somos nós que aumentamos a dificuldade ao não aceitar um infortúnio.
Há sempre uma saída, basta não nos desesperarmos e meditarmos sobre a situação. Na vida, não controlamos quase nada, mas controlamos o modo como reagimos a uma situação e saber reagir de forma assertiva, já faz toda a diferença.
E quem aconselha você é Epicteto (55-135), um filósofo que era escravo e também tinha um problema na perna. Epicteto estava longe de ser um daqueles palestrantes motivacionais que não entendem os problemas da vida. No final, devido à sua dedicação em conhecer e estudar, ele conseguiu a sua liberdade e deixou o seu nome registrado na história. Um dos seus conselhos que fundamenta a nossa reflexão é justamente:
“Veja as coisas como elas são” (apud LEBELL, 2018, p. 27).
Este filósofo primeiro precisou entender a sua realidade, para depois tomar uma atitude. Você não muda a sua história sem antes aceitá-la. Constate a dinâmica da ação de Epicteto, ele não podia mudar a sua realidade de escravo e muito menos a sua má-formação na perna. Entretanto, ele aceitou a sua situação e fez o que estava ao seu alcance. A sua atitude gerou frutos, sendo eles a sua liberdade e a fama como um exímio professor.
Encare os seus problemas de frente, aceite a sua situação atual e busque o caminho de mudança. É a nossa atitude a única coisa que está em nosso poder, sendo que uma mentalidade certa é o primeiro passo para seguirmos em direção às mudanças.
BIBLIOGRAFIA
LEBELL, Sharon. A arte de viver: Epicteto, uma nova interpretação de Sharon Lebell. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
