DESAFIOS DA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ I: IMATURIDADE ESPIRITUAL

Maturidade é um elemento definidor em nossa vida. O problema é que nem todos percebem como ela é intrinsecamente ligada à vida cristã. Sem uma espiritualidade madura e emocionalmente saudável, certamente falharemos em muitos pontos durante nossa caminhada.

No livro Espiritualidade Emocionalmente Saudável, Peter Scazzero trata justamente deste assunto, revelando o quanto a maturidade espiritual é importante, sendo que é normal alguém ser cristão por muitos anos, mas imaturo, justamente porque muitos seguem modelos propostos que são fracos e contraditórios, visto que a igreja não dá ênfase neste tema. É possível encontrarmos cristãos que oram, leem a Bíblia e buscam fazer a vontade de Deus, mas que são imaturos. E este é o grande ponto da saúde emocional e espiritualidade, áreas que precisam ser trabalhadas. Scazzero complementa:

“Não é possível ser espiritualmente maduro enquanto se permanece emocionalmente imaturo” (2013, p. 25).

Já percebeu como muitos se escondem atrás de atividades na igreja, revelando uma espiritualidade totalmente enferma? Como, por exemplo, usar Deus para fugir de Deus, como o autor coloca, que nada mais é do que criar inúmeras atividades para Deus, mas, que no final são desculpas para satisfazer o ego pessoal ou para ignorar pontos da vida em que é preciso trabalhar (SCAZZERO, 2013, p. 33).

Peter Scazzero (2013) também enfatiza que a espiritualidade enferma ignora emoções genuínas como a raiva, tristeza e o medo, acreditando serem pecados. Ou vivem uma vida dividida em áreas como o sagrado e o secular, esquecendo que ser cristão é ser, em todos os lugares e momentos. Há também aqueles que insistem em ser ativistas, optando mais em fazer as coisas para Deus do que estar com ele, entre tantos pontos que o autor coloca, que revela o quanto algumas espiritualidades são equivocadas. Perceba como todas as atividades são legítimas, mas estão no lugar errado.

É fácil errarmos apenas por estarmos justamente com o padrão trocado, sendo que, muitas vezes, não percebemos isso e fazemos tais atividades de um modo bem sincero, apesar de equivocado. Buscar ter autocontrole e uma vida emocional saudável é fundamental para sermos cristãos centrados, que andam de forma coerente no caminho da verdade e esta é uma ação interna, que cabe a nós. 1 Tessalonicenses 4:4-5 diz:

“Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus” (NVI).

O texto bíblico se inicia com uma ênfase importante que é agradar a Deus (1Tessalonicences 4:1), ao buscarmos fazer a sua vontade. Sendo que nós cristãos precisamos ter como meta viver uma vida longe do pecado e o autocontrole, como o versículo aponta, é um objetivo fundamental para todos os cristãos, sendo que a maturidade é o elemento definidor desta prática.

A nossa vida é como um iceberg, como exemplifica Scazzero, a ponta do iceberg é a parte que todos veem e nem sempre se resume na verdade. O externo, as aparências, podem nos enganar, visto que nem sempre o externo define o que estamos sentindo, por isso, cuide da sua mente, busque ajuda e ferramentas para tratar da sua saúde emocional e busque ser um cristão maduro ou pelo menos tenha o amadurecimento como meta em sua vida.

BIBLIOGRAFIA

SCAZZERO, Peter. Espiritualidade Emocionalmente Saudável: Desencadeie uma revolução em sua vida com Cristo. São Paulo: Hagnos, 2013.

Deixe um comentário