Um costume bem comum, praticado por aqueles que produzem conteúdo na internet, é criar títulos chamativos para vídeos, notícias ou textos. Isso chama a atenção das pessoas, principalmente quando ele é sensacionalista.
Ser notado é uma das leis da internet, ter engajamento é o objetivo de quase todas as pessoas. Números são muito mais importantes do que a própria qualidade ou mesmo o retorno que a prática de produzir conteúdo traz. Já que desenvolvemos as nossas habilidades produzindo textos ou vídeos, e isso já é muito válido.
Desde o começo deste site, não foquei em momento algum em números. Eu queria produzir e escrever conteúdos teológicos, apenas isso. Fico feliz pelos retornos, mas sigo apenas produzindo e buscando oferecer materiais de qualidade aos cristãos.
O retorno que eu já tive escrevendo é muito grande, eu sou outro escritor, depois de quase dez anos de escrita neste site, no mais, o que importa é o conteúdo. No afã de produzir apenas para criar engajamento, muitos se esquecem da qualidade do que estão criando e assim, terminam por oferecer assuntos sem fundamentos.
Este texto não é sensacionalista, justamente porque fala da realidade, da minha vivência como escritor, de alguém que só queria escrever e produzir bons textos. Não ignoro o fato que ter um retorno é algo legal, sendo que isso nos motiva a continuar, a questão é que o retorno não deve ser o objetivo final. Como mencionei, o aprendizado que adquiri compondo tais textos, já são retornos mais do que suficientes. A busca incessante por likes e números, faz muitos se esquecerem do processo e de todo o crescimento que a prática da escrita e do estudo nos trazem.
Perceba que o site segue meio que na contramão de forma proposital, não aderi a algumas técnicas que comumente são usadas em sites e blogs, como, por exemplo: imagens no começo do texto para chamar a atenção das pessoas ou títulos sensacionalistas. Decidi fazer algo sem excessos e sóbrio, busquei usar a minha criatividade, mas sem me adequar aos padrões dos sites conhecidos. Paguei e pago um preço alto por isso, mas fico feliz com o caminho sóbrio que estou trilhando.
Como o foco não era números, segui sem peso na consciência, construindo um formato que melhor me agradava. O propósito era ser um referencial de bons materiais, onde o leitor poderia acessar temas dos mais diversos, estudos e textos de opinião que agregassem em suas vidas. O que eu colho com esta atitude é um caminho mais leve, não tenho aquela pressão de gerar likes, sendo assim, posso focar na qualidade do que escrevo.
Há uma beleza em poder parar e escrever, existem algumas habilidades que construímos com as nossas pesquisas e estudos, e isso é impagável. Ver um texto ganhando vida e perceber o quanto crescemos desenvolvendo nossas habilidades, é algo não só maravilhoso, mas que levamos para a vida.
O modo como você se propõe a fazer algo, faz toda a diferença, deixa o caminho mais leve e você não fica refém de coisas que não agregam. No mais, Soli Deo Gloria!
