O que me impressiona no evangelho é perceber como ele muda a nossa mente e todas as nossas prioridades. Vivemos em um mundo de pecado, que valoriza muito mais as coisas materiais do que as eternas. Contudo, quando o evangelho entra em nossa vida, tais prioridades perdem o seu significado, é neste momento que começamos a nossa caminhada cristã.
A minha crítica à teologia da prosperidade é que ela valoriza as coisas que são terrenas e que não duram, esta teologia faz as pessoas focarem no que não é essencial. Sendo que, a mensagem cristã aponta justamente para outro lado. Ela foca em Cristo e aponta para a morte que nos deu vida e a grande oportunidade de podermos estar em contato com este Deus de graça.
A teologia da prosperidade valoriza bens e dinheiro, ela ensina que seguir a Deus é ter em sua vida, muitas posses e riquezas, é desfrutar das coisas boas deste mundo. Entretanto, não é este o cerne da mensagem cristã. O evangelho é salvação, é ser liberto de uma vida de pecado e seguir rumo à eternidade. Se você serve a Deus pelas coisas que ele pode te dar, você está seguindo tudo, menos o evangelho.
Entenda que o pecado é responsável por todos os males do mundo. O homem pecador está suscetível a todos os tipos de barbáries por causa desta condição. É por isso que o inferno é a consequência daqueles que vivem uma vida de pecados, sendo que o inferno é a ausência de Deus, é estar distante do nosso soberano pai. Quer castigo maior do que este? Contudo, o evangelho nos libertou desta infeliz condição. Paulo, na Epístola aos Romanos, diz:
“pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:23-24) (NVI).
A morte de Cristo nos deu uma nova vida e por isso, o resto perde o sentido. E esta é a mensagem cristã, o evangelho não vende bens e muito menos prosperidade material, ele prega a vida eterna. E quando somos libertos do pecado, não nos tornamos necessariamente prósperos e sim, filhos de Deus. Quer riqueza maior do que esta?
O pecado nos leva a ter uma vida infeliz, é por conta dele que o mundo está um caos, e o inferno é a consequência desta vida de pecado, mas o evangelho veio para nos trazer uma ótima notícia, que é a salvação por meio do sacrifício de Cristo. Este é o resumo da mensagem cristã, quando entendemos, percebemos o quanto a teologia da prosperidade não tem sentido e o quanto a mensagem foge do evangelho de Deus.
Quando você percebe que era cego pelo pecado e destinado a estar eternamente em um lugar totalmente distante de Deus, mas que você foi salvo pela misericórdia e graça deste soberano pai, o resto perde o sentido. Nada vale mais do que o sacrifício que nos libertou do pecado. Paul Washer complementa:
“Viva por aquilo que é eterno, viva por aquele que morreu por você. Isso é o evangelho, e o evangelho deve controlar sua vida e ser a sua vida, e ser aquilo que você mais deseja” (2018, p. 18).
Mais do que bens e riquezas que são passageiras e acabam com o tempo, o evangelho fala de coisas eternas, sendo que o nosso propósito central é seguirmos a Cristo, é vivermos centrados nos ensinos que Jesus, esta é a verdadeira vida cristã. E ser próspero financeiramente, não resume nem um pouco o que o verdadeiro evangelho nos ensina.
Ou aprendemos a seguir o evangelho de Deus, ou seguiremos amarrados em ensinos humanos, que nos prendem às coisas passageiras, e este é um dos grandes problemas da teologia da prosperidade.
Bibliografia
WASHER, Paul. O evangelho de Deus & o evangelho do homem. São Paulo: Hagnos, 2018.
