A MARCA DA DESOBEDIÊNCIA

Meu avô gostava muito de eletrônica, era comum vê-lo montar placas de circuito e soldar inúmeras coisas. E é bem evidente que eu, uma criança curiosa, ficava ao seu lado observando tudo. O que me faz lembrar de uma história.

Em um determinado dia, enquanto o meu avô soldava algumas peças (e eu insistentemente observava), com o ferro de solda nas mãos, ele avisou para que eu nunca tocasse naquela ferramenta, contudo, na primeira oportunidade que tive, eu mexi e queimei a mão, é evidente. O ser humano tem uma curiosidade estranha pelas coisas que são proibidas.

Quando eu reflito sobre desobediência, me recordo deste episódio. É comum muitos acreditarem que algumas leis bíblicas são injustas e servem apenas para impedir alguém de fazer o que é legal, mas ao contrário do que pensamos, as leis de Deus servem para nos proteger. É como na história do ferro de solda, meu avô queria apenas que eu não queimasse a minha mão, assim sendo, a sua proibição era boa, era apenas para me proteger.

Obedecer é um princípio fundamental na vida cristã, seguir aos mandamentos divinos, ao invés de pontos de vista próprios, é um ponto de partida essencial para quem segue Cristo. E sobre isso, o apóstolo Paulo nos ensina que:

 “Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos” (Romanos 5:19) (NVI).

Neste versículo, Paulo conclui uma reflexão que começa alguns versículos antes. Ele diz que foi pela desobediência de Adão (Romanos 5:12), que o pecado entrou no mundo, e é esta desobediência que faz do ser humano um pecador, mas foi pela obediência de Cristo, que somos salvos (Romanos 5:19). Obedecer é essencial, tanto que até Jesus obedeceu. E a desobediência é a marca daqueles que insistem seguir seus desejos e vontades. 

Sobre o papel de Adão e o pecado Adolf Pohl nos explica que a humanidade não se resume em um grupo de pessoas que seguem isoladas, ao contrário, somos um corpo. Cada ser humano vive tendo um vínculo com as demais pessoas, para o benefício ou malefício de todos. E neste grupo de relações, o papel de Adão (Romanos 5:12) foi único, ele abriu a porta para o mundo de pecado no qual vivemos hoje (POHL, 1999, p. 96).

No entanto, perceba como o nosso papel na sociedade também atinge a vida de outras pessoas. Pois vivermos em sociedade, assim sendo, as nossas ações muitas vezes interferem na vida dos outros. Seja quando eu não sou uma pessoa responsável no trânsito, quando não cuido da natureza ou mesmo não respeito a privacidade do outro ouvindo música muito alta, entre tantas atitudes que interferem na vida do próximo. O significado do termo, em grego, joga uma grande luz no assunto:

“O significado é com certeza “recusar a ouvir” ou “recusar dar atenção a”, isto é, “desobedecer”” (LOUW; NIDA, 2013, p. 418).

A desobediência é uma recusa em ouvirmos um aviso e, assim como Adão se recusou a ouvir o aviso de Deus e decidiu desobedecer, da mesma forma nós muitas vezes fechamos os nossos ouvidos para o evangelho e muitas vezes decidimos seguir da forma que melhor nos agrada. Este exemplo serve tanto para a nossa vida espiritual, quando insistimos em caminhar do nosso modo e decidimos não mais imitar a Cristo, quanto como cidadãos, quando insistimos em transgredir leis ou o espaço alheio em nome de um capricho próprio.

Porém, o texto não fala apenas da desobediência de Adão, mas fala também da obediência de Cristo. No texto, o apóstolo Paulo usa Adão e Cristo como entidades representativas, enfatizando como os seus atos trazem consequências e determinam o curso da vida daqueles que pertencem a eles. Assim sendo, Adão acabou pecando e, por conta disso, o pecado trouxe morte a todas as pessoas. Entretanto, Jesus Cristo obedeceu e, por causa disso, trouxe vida e justiça a todos os que o seguem (CARSON et al, 2012, p. 1706). Por isso que, seguir a Jesus, mesmo que em alguns momentos não seja tão fácil, é ser um ser humano mais correto e centrado, é caminhar na obediência e na justiça, como o próprio Cristo caminhou. Ele obedeceu e morreu por nós.

Este exemplo paulino nos traz uma pergunta: a quem você segue? Adão ou Cristo? Só há vida em Cristo, é só nele que temos perdão e justiça. Na primeira pessoa, a única coisa que herdamos é a morte, mas em Jesus nós temos vida, basta apenas fazermos a boa escolha.

Com a história que contei no começo do texto, aprendi como a desobediência é uma ação muito egoísta. Eu desobedeci ao meu avô, que estava fazendo um trabalho, mas com a minha desobediência, ele precisou parar com a sua atividade e me atender, já que eu havia queimado a mão.

Perceba como muitas vezes o ser humano não percebe como o pecado e a desobediência, além de desagradar a Deus, prejudica a outros. A marca principal da desobediência é justamente o egoísmo, é uma atitude que a pessoa toma para agradar a si, sem, muitas vezes, pensar nas consequências e no próximo.

Por isso, imite a Jesus, aquele que obedeceu e morreu por nós sem reserva alguma. Siga aquele que não foi egoísta e morreu por indivíduos que não mereciam a mínima graça divina.

Bibliografia

CARSON, D. A.; FRANCE, R. T.; MOTYER, J. A.; WENHAM, G. J. Comentário bíblico Vida Nova. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 2012.

POHL, Adolf. Carta aos Romanos: Comentário Esperança. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 1999.

LOUW, Johannes.; NIDA, Eugene. Léxico Grego-Português do Novo Testamento: Baseado em domínios semânticos. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2013.

Deixe um comentário