O DEUS QUE DESTRÓI SONHOS

O ser humano é mestre em complicar as coisas, por isso que constantemente ele se encontra em situações adversas. Perceber a importância das coisas simples nem sempre é possível, agora complicar, exagerar e se preocupar em demasia, sem qualquer motivo, já é um pouco mais fácil.

E um destes pontos importantes, porém simples, é que para sermos cristãos, conhecermos a palavra é essencial, sendo este fato algo bem óbvio, mas que ainda precisa ser dito por vermos um evangelho sendo praticado tendo tudo como base, menos a Bíblia. O cristianismo do self é muito difundido em nossos dias e é justamente esta crítica que Rodrigo Bibo faz no livro O Deus Que Destrói Sonhos.

Faça uma avaliação sincera da realidade da igreja que você vai perceber como muitos cristãos vivem a sua vida calcada em opiniões próprias ou ensinos de falsos mestres que estão longe da palavra de Deus. E estes mestres da mentira, infelizmente, têm muitos seguidores, justamente porque falam o que as pessoas querem ouvir.

O autor explica como esta teologia good vibes, como ele chama, insiste em apontar para o ser humano, levando-o a acreditar que seus anseios estão acima da própria obra de Deus e que ele não criou ser humano algum para sofrer e sim, para ser prósperos e vitoriosos (BIBO, 2021, p. 27). Rodrigo Bibo acrescenta, explicando que:

“O avanço dessa teologia não é culpa somente de pregadores e cantores, é de todo o povo que consome esse conteúdo sem critérios. Um povo que, no fundo, só quer Deus por aquilo que ele pode dar” (BIBO, 2021, p. 27).

Este é o Cristianismo do self, que coloca o ser humano no centro e Deus, como um simples servo. A vida cristã está longe de ser isso, sendo que, ter critérios, como o autor coloca, e buscar refletir a partir da Bíblia, é essencial. Deus não é um mero serviçal, ele é o nosso salvador, que pela graça nos alcançou. E se fomos tocados por ele, servi-lo e buscar fazer a sua vontade, e não a nossa, é o primeiro passo lógico.

Quando lemos a Bíblia, percebemos o quanto estamos distantes da vontade do criador. A palavra de Deus continuamente nos confronta e nos desafia a mudarmos e fazermos a vontade de Deus. A ênfase em sermos servidos e atendidos por Deus não é um princípio bíblico e, por mais que somos convidados a levarmos os nossos problemas e anseios aos pés do criador, aceitar que nem sempre somos respondidos conforme a nossa vontade e sim, a dele, é um princípio básico. O deus que muitos cristãos descrevem está longe do Deus que a Bíblia revela a nós. E servir a ele não é ter uma vida de prosperidade e muito menos ser atendido e servido, conforme os anseios do nosso coração. Ser cristão é seguir a Cristo, entendendo que a sua vontade é sempre a melhor.

E este livro de Rodrigo Bibo cumpre muito bem este propósito ao mostrar qual é o caminho da verdadeira vida cristã. Com linguagem crítica e descontraída, o autor revela inúmeras contradições que seguem bem distantes da palavra de Deus. A obra nos desafia a colocarmos em prática um cristianismo centrado, entendendo que a vontade de Deus está acima dos nossos desejos e vontades.

Bibliografia

BIBO, Rodrigo. O Deus Que Destrói Sonhos. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2021.

Deixe um comentário