Não é incomum vermos pastores e líderes cristãos deturpando a palavra de Deus em nome de propósitos pessoais. Sem contar com aqueles pastores que são despreparados e que interpretam a Bíblia de forma equivocada, construindo assim, as mais contraditórias e antibíblicas teologias.
Por isso, estudar e conhecer a palavra é fundamental, para não cairmos nestas armadilhas, como eu sempre afirmo. A Bíblia é a palavra de Deus e ela tem a sua mensagem, que em alguns momentos, nos confronta. Aceitar isso é o caminho para seguirmos fazendo a vontade de Deus.
Misturar a palavra de Deus com os nossos pontos de vista, buscando desta forma, deixá-la mais agradável ou mesmo para se adequar a um determinado propósito, não é só um erro, mas também uma ação perigosa. É como misturar veneno em um bom vinho. Inácio de Antioquia complementa explicando que:
“Aqueles que, para terem crédito, misturam Jesus Cristo consigo mesmos, são como aqueles que oferecem veneno mortal misturado com vinho melado. O incauto o toma com prazer, mas nesse prazer nefasto lhe dá a própria morte” (1995, p. 99).
É interessante que, quando uma bebida é bem doce, não percebemos direito o sabor ao certo e muito menos percebemos se há algo diferente misturado ao líquido. O excesso de açúcar disfarça e mascara o sabor. No evangelho, o problema não é muito diferente deste. Alguns conceitos equivocados, diluídos com a mensagem bíblica, se assemelham à palavra de Deus, mas são venenos, meros conceitos pessoais misturados com o evangelho.
Quando o ser humano mistura um pouco de si ao ensino bíblico, diluindo a mensagem de Deus para deixá-la palatável, ele deturpa um ensino que serve para nos instruir e endireitar a nossa vida. Sendo que, em muitos momentos, a mensagem confronta a nossa vida e nos leva a seguirmos em direção à mudança, nem tudo na palavra de Deus é agradável. Por isso, não podemos ler só o que gostamos na Bíblia, muito menos diluir o evangelho, para agradar mais pessoas, como muitos pastores fazem hoje em dia. A nossa missão é ensinar a mensagem como ela é, sem qualquer máscara ou disfarces.
A palavra de Deus é o nosso norte, é a sua mensagem que nos direcionará para o centro da sua vontade, por isso que conhecer a Bíblia é fundamental, para não cairmos em ciladas. Para não bebermos veneno, achando que estamos ingerindo um bom vinho.
Agradeço a Deus por todos os ensinos que me confrontaram e me levaram a mudar de vida. Seguir fazendo a vontade de Deus é realmente o melhor caminho, mesmo não sendo tão fácil.
A boa mensagem nos alimenta, ensina e corrige a nossa vida, já o veneno engana e nos direciona aos caminhos errados. Ensinos que estão distantes da mensagem de Deus, sendo uma mera imitação, uma falsificação do verdadeiro evangelho.
Tome sempre cuidado com aquelas pregações onde o ser humano está sempre no centro ou mesmo os nossos desejos e sonhos. Isso não pode moldar a mensagem. A palavra de Deus aponta para um caminho e nos desafia a mudarmos de vida. O que passa disso é um evangelho diluído em opiniões pessoais.
Bibliografia
QUINTA, Pe. Manoel (ed.). Patrística: Padres Apostólicos. São Paulo: Paulus, 1995.
