O LAMENTO SEGUNDO A BÍBLIA

Para alguns cristãos, o fracasso é algo inaceitável. Se você segue a Cristo, você precisa ter uma vida vitoriosa. Os fracassos revelam a nossa falta de fé, segundo eles. Com isso, muitos cristãos acabam escondendo suas derrotas ou insistem em sempre olhar o lado positivo das coisas, para assim disfarçar os problemas, como se fosse um erro ficar triste ou refletir de forma genuína sobre os nossos equívocos e fracassos.

Lamentar era uma prática antiga, os Salmos ou o Livro de Lamentações revelam justamente isso. Derramar o coração a Deus era comum, não havia disfarce diante do fracasso, somente uma sincera lamentação e uma tristeza genuína. O salmista faz justamente isso ao passar por um período de adversidade, ele afirma que:

“Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: “Onde está o seu Deus?”” (Salmos 42:3) (NVI).

Alguma coisa afligia o salmista e a sua atitude era lamentar aos pés do Criador. São muitos os Salmos de lamento, a Bíblia deixa bem clara em muitas passagens como o lamento é possível e tem a sua função. Mas qual seria a função do lamento?

A principal função é aceitarmos os nossos fracassos, sem disfarce algum, e derramarmos o nosso coração diante de Deus. Quando aceitamos os problemas, conseguimos não mais repeti-los, sendo que os problemas precisam nos aproximar mais de Deus. Não há mal algum em ficar triste, em se lamentar e pensar nos equívocos que cometemos, o problema é ficar preso em um momento de tristeza que nunca cessa. Ken e Randy Petersen complementam explicando que:

“De certa maneira, o lamento é a arte bíblica de cantar as nossas tristezas para o nosso Senhor” (PETERSEN et al., 2024, p. 26).

Já pensou que você tem um Deus que te ouve, seja em seus momentos alegres ou tristes? Ser cristão é também passar por dificuldades, contudo, temos a certeza de que não estamos sozinhos, Deus está conosco, nos ouvindo e apoiando. Os salmos e o livro de Lamentações revelam como podemos chorar e entregar nossas tristezas e frustrações ao nosso pai, sem medo de sermos rejeitados.

A lamentação evidencia toda a nossa fragilidade, além de mostrar uma importante característica emocional humana e como somos movidos pelas emoções. E diante de tais fragilidades, precisamos reconhecer que sem Deus, não somos nada.  

Por isso, chore diante dos problemas, lamente e derrame todas as suas queixas aos pés do eterno Pai, que sem dúvida alguma estará te ouvindo. Cante as suas tristezas, como a Bíblia faz, mas sem esquecer daquele que sempre seca as nossas lágrimas.

Bibliografia

PETERSEN, Ken.; PETERSEN, Randy. 40 dias, 40 palavras: Leituras de Páscoa para tocar o seu coração. Curitiba: Publicações Pão Diário, 2024.

Deixe um comentário