AS ESTAÇÕES DO CASAMENTO

O casamento é uma grande bênção, contudo, ele também traz alguns desafios para os casais que normalmente são pessoas diferentes que, ao casar, têm suas vidas compartilhadas.

Gary Chapman, no livro As quatro estações do casamento, trabalha justamente estes desafios da vida conjugal, sendo que o autor lista o que ele denomina de quatro estações que todos os casamentos acabam enfrentando. Chapman usa as estações do tempo como metáfora para discorrer sobre o assunto.

É possível definir o casamento como uma parceria onde um casal segue unido, vivendo uma vida compartilhada e íntima. E quando o autor usa as estações para falar da vida de casado, ele se refere a todas as emoções que a vida conjugal estabelece a partir dos cinco sentidos. A qualidade do relacionamento depende sempre das combinações, emoções e atitudes, o que acaba determinando as estações de cada relacionamento (CHAPMAN, 2006).

 Um relacionamento que se encontra no inverno é quando o casal parece distante, frios um com o outro e com raiva do cônjuge. Nesta estação não existe mais cumplicidade e parceria e as discussões são constantes (CHAPMAN, 2006).

Chapman (2006) ensina que a primavera é um período de cores e brilhos, é o momento em que as flores começam a desabrochar no jardim e no casamento. Esta estação é um tempo de recomeços, é quando o casal está bem e as atitudes positivas são vistas em suas relações com o outro. O verão é um tempo em que o casal segue colhendo todos os frutos do trabalho que eles empreenderam para fazer o relacionamento florescer. É um tempo de felicidade, união e apoio mútuo.

O período de outono também revela algumas cores, mas é uma fase onde as folhas estão caindo e as árvores começam a ficar desnudas, anunciando um tempo de inverno. No casamento, a dinâmica é semelhante. O outono anuncia tempos frios e complicados ao casal. Em todas as estações, o autor aponta as atitudes que levaram o casal a estar nesta estação, as suas principais ações e dinâmicas vistas neste tempo e, em alguns casos, ele descreve alguns pontos positivos destes períodos complicados (CHAPMAN, 2006).

O livro é ótimo e consegue promover um panorama da realidade do casal, sendo que ele termina a primeira parte da obra oferecendo ferramentas para o casal conseguir identificar em qual estação eles estão e também buscar mudar a sua realidade como casal.

Nem sempre é fácil convivermos e entendermos o outro e, por inúmeros motivos, é possível entrarmos em uma estação de inverno no casamento. Por isso, ter boas ferramentas para mudar a estação do seu casamento é essencial, sendo que este é o propósito deste excelente livro, escrito por um pastor com vasta experiência em aconselhamento conjugal. Gosto de uma das definições que o autor dá de casamento, logo no início do livro:

“O casamento é também um relacionamento com propósitos” (CHAPMAN, 2006, p. 18).

Como cristãos, precisamos entender os princípios bíblicos da união conjugal e buscar ferramentas para transformar o casamento em uma união que glorifica a Deus. Entender as estações do casamento, bem como saber agir nestes períodos, é um passo importante. E que Deus esteja sempre no centro desta importante união!

Bibliografia

CHAPMAN, Gary. As quatro estações do casamento. São Paulo: Mundo Cristão, 2006.

Deixe um comentário