“Havia naqueles dias gigantes na terra […]” (Gênesis 6:4) (ARC)
Este é um daqueles textos controversos da Bíblia e a meu ver, um dos que mais geram equívocos e teorias mirabolantes na interpretação do versículo. Basta você comprar um livro sobre o assunto, ou dar uma pesquisada na internet para conferir todas as histórias sobre estes gigantes (Nefilins). Por sorte, outros teólogos têm explicações simples e sem costuras Bíblicas, tais quais muitos gostam de fazer. Resolvi estudar este tema mais a fundo, para responder a dúvida de uma amiga, então, vamos lá. Espero não ofender quem pensa diferente, pois o propósito do texto não é ofender e sim esclarecer.
A fim de ser relevante, li diversos sites e inúmeros comentários Bíblicos e dicionários teológicos, mas confesso que eu já tinha um ponto de vista formado, a pesquisa serviu para aprimorar ainda mais o meu modo de ver, mas não me convenceu a mudar de ideia. Antes, vamos dar uma revisada nas diversas histórias para depois expor a palavra, que a meu ver, está um tanto quanto clara.
A grande teoria sobre os Nefilins (gigantes) é que eles eram fruto do relacionamento dos filhos de Deus com mulheres humanas, como diz em Gênesis 6:4. E segundo a teoria da alguns teólogos, o dilúvio aconteceu por causa desta mistura de raças, Deus quis limpar a terra. Basicamente é esta a interpretação que você encontra em diversos sites. Existe um problema nesta teoria e em muitas outras, então vejamos:
1 – Se o dilúvio aconteceu para limpar a terra desta mistura de raças entre anjos caídos e mulheres, por que a Bíblia relata mais gigantes após o dilúvio?
Alguns falam que a mistura aconteceu em escala menor, mas aconteceu. Como Deus permitiu novamente, se ele já havia destruído a terra por este motivo? É no mínimo estranho, eu sei que o pecado continuou após o dilúvio, mas Deus já tinha um plano de redenção para a humanidade antes da fundação do mundo (1Pedro 1:20), mas esta lenda de gigantes, não tem qualquer outro apoio ou propósito.
2 – Alguns teólogos, ou curiosos, interpretam o termo “filhos de Deus” como anjos, e isso é outro problema, porque este termo é usado tanto para anjos como em: Jó 1:6, 2:1, 38:6-7, quanto para povo de Deus: Dt 14:1; Is 1:2; Os 1:10.
3 – Outro grande problema nestas teorias está em Mateus 22:30, onde Cristo, ao responder uma pergunta dos Saduceus sobre: quem iria ficar com a mulher que casou várias vezes, quando todos subissem ao céu? Jesus responde que todos serão como anjos no céu, que não se casam. A justificativa destes teólogos é que Cristo estava falando apenas do céu, mas não me convence, eu ainda continuo acreditando que os anjos não tem sexo.
Mas o grande erro é o de interpretação Bíblica mesmo, uma falta de atenção, pois a palavra diz:
Naqueles dias havia nefilins (Gigantes) na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos (Gênesis 6:4) (NVI).
Havia gigantes na terra, antes e depois dos filhos de Deus possuírem as filhas dos homens e esta união não resultou em gigantes, pois já existiam, mas em heróis, ou valentes como algumas traduções colocam. É como se a passagem estivesse explicando quando os Nefilins habitavam a terra.
E esta a meu ver é a melhor e mais coesa forma de interpretar o texto, lembrando que segundo a Bíblia, os gigantes não passavam de três metros (1Samuel 17:4). E existe a possibilidade destes homens nem terem sido gigantes, mas somente homens que metiam medo ou fortes, já que o termo Nefil, vocábulo que faz parte da palavra Nefilin, em hebraico significa: valentão ou tirano (Champlin, 2014, p. 904).
Aprendi ao longo da minha caminhada a não seguir teorias, sem antes conferir e pensar bem no que está sendo dito. As vezes acreditamos em histórias mirabolantes e esquecemos de pensar por nós mesmos, ler livros relevantes e pesquisar bem antes de acreditar.
E eu aprendi também que nem tudo a Bíblia dá respostas, algumas coisas não são explicadas e você vai ter que conviver com isso.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada – Nova Tradução na Linguagem de Hoje. São Paulo: Ed. Soc. Bíblica do Brasil, 2005.
Bíblia Sagrada – Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Editora Paulus, 2013.
PETERSON, Eugene. Bíblia a Mensagem. São Paulo: Editora Vida, 2013.
CARSON. DA. Comentário bíblico vida nova. São Paulo: Editora Vida Nova, 2012.
CHAMPLIM, RN. Enciclopédia bíblica de teologia e filosofia. 10° ED. São Paulo: Hagnos, 2011.
CHAMPLIM, RN. O Novo Testamento interpretado Versículo a Versículo. São Paulo: Editora Hagnos, 2014.
BRUCE, FF. Comentário Bíblico NVI. São Paulo: Editora Vida Nova, 2008.
WALTON, John.; MATTEWS, Victor.; CHAVALAS, Mark. Comentário Bíblico Atos Antigo Testamento. Minas Gerais: Editora Atos, 2003.
SITES PESQUISADOS.
http://www.gotquestions.org/Portugues/gigantes-Nefilins.html
http://www.bible-facts.info/artigos/osnefilins.htm
http://www.dc.golgota.org/contradicoes/genesis/genesis21.html
http://www.respondi.com.br/2012/01/os-anjos-usaram-mulheres-para-procriar.html
