SER FELIZ

Há tempos que eu paro para refletir sobre o que é felicidade. Considero o tema um tanto quanto complexo e se partirmos da definição do dicionário, a coisa complica ainda mais, pois segundo ele felicidade:

“É o estado de quem é feliz”.

O que nos deixa a pergunta, como é ser feliz? Como se chega a este estado?

Se felicidade é ter as coisas, temos um problema, coisas não duram muito tempo, portanto, nossa felicidade tem um tempo de duração. Isso sem contar que constantemente enjoamos de coisas, deixando a missão de ser feliz como algo passageiro e inconstante.

Se felicidade é ter o amor da nossa vida, temos outro problema, pois pessoas erram, esquecem ou tomam decisões equivocadas que mais dia ou menos dia nos deixarão infelizes. Além de eu considerar uma responsabilidade muito grande ter que fazer alguém feliz. É um problema ter que depender de outra pessoa para algo tão importante e particular.

E se felicidade é ter saúde, a coisa complica ainda mais, afinal, é inevitável ficarmos doentes, faz parte da vida.

O grande problema é que a Bíblia apenas descreve uma pessoa feliz, ela não diz o que é ser feliz com clareza e definição. Salmos 1:1 diz:

 “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!”.

Já ouvi muita gente usar este versículo para justificar andar separado do mundo para não se “contaminar” com as outras pessoas. Mas o versículo diz muito mais do que isso, ele é um convite a andarmos pelo mundo sem nos influenciar, não é um chamado a fugir e sim, ter uma postura diante destas situações. E a Bíblia diz que uma pessoa que anda assim, é feliz.

Eu acredito que ser feliz é ter uma vida plena, ser completo, é conseguir sorrir no caos e ter postura. Uma pessoa assim é feliz, ela não depende de nada para ter este sentimento, afinal, a sua vida é completa. E mesmo entre lágrimas, uma pessoa plena e completa consegue ser feliz. Paulo era assim e em 2 Coríntios 12:10 ele diz:

“Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte” (NVI). 

 Paulo era pleno e sua confiança era calcada em Deus. Ser pleno, segundo o dicionário, é ser completo, e não dá para ser completo sem que Deus esteja conosco em nossa caminhada, sem restaurarmos a nossa comunhão com Ele.

Sentir que não estamos sozinhos, que Deus está conosco, não tem peço. Entender que em meio ao caos, dificuldades e sofrimentos, existe alguém nos acompanhando é o segredo da felicidade. E nesta situação, pode vir problemas, solidão e provações, mas seremos sempre felizes.

Ser feliz não é não ter problemas.

Ser feliz não é não ter dificuldades.

Ser feliz não é ter a vida tranquila.

Ser feliz é seguir confiante em meio aos problemas, é uma condição interior de paz e alegria que não depende de fatores externos.

Ser feliz é ser amado pelo nosso grande Pai e Deus, sabendo que nunca estaremos sozinhos.

Deixe um comentário