Muito me emociona ver pessoas que se acham inferiores, que não tem ideia do tamanho de seu talento, mostrar seu talento e impressionar a todos. Muito me alegra ver gente humilde chegando lá. Eu queria poder entender o que teria acontecido em suas vidas para que tamanha inferioridade tomasse conta de seus corações, mas como não posso saber, ver suas vidas dando uma virada já é o suficiente.
É complicado lidarmos com certas situações, às vezes recebemos insultos, xingamentos e afrontas de muitos até de amigos, onde muitas vezes sem percebermos acreditamos nestes insultos e começamos a nos considerar inferiores, menores que todos. Mateus 5:5 diz:
“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (ACR).
O termo mansidão no grego, diz respeito ao oposto da ira, é ser amável sem amargura (RIENECKER, 1994, p. 77)
E sobre o termo mansidão, Itamir Neves tem uma colocação apropriada sobre o assunto:
“Manso é aquele que entrega os seus direitos a Deus. É entregar tudo o que somos, tudo o que temos, tudo o que fazemos a Deus” (2012, p. 56).
Quem é soberbo não olha para o lado, o orgulhoso não presta atenção no próximo e segue pisando e rebaixando quem está ao redor, a estes Provérbios 16:18 dá um aviso:
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda” (ACM).
Cuidado com o salto alto, às vezes de tanto olhar por cima você acaba caindo. Cuidado com a soberba, pois ela te persegue, faz você ver somente a si e em um dado momento você desaba.
Gosto muito de assistir seriados e um deles chamado: Eu, a patroa e as crianças, nos dá uma lição importante.
Michael Kyle o pai da família, joga basquete com seu filho e perde. O filho fica todo orgulhoso tirando onda do pai. Porém, quando o pai perdedor pede uma revanche e começa a praticar bastante o filho não se importa e relaxa. O resultado não podia ter sido diferente, pois enquanto o pai praticava, o filho descansava prepotente achando que por ter ganhado uma vez poderia ganhar de novo, porém ele perdeu feio, afinal, nada supera uma pessoa que estuda e se prepara e acima de tudo, que aprende com suas derrotas.
A humildade é ou devia ser uma das marcas da vida cristã. Ter em mente que não somos donos da verdade e que servir a Deus é também servir ao próximo devia ser a principal máxima de todo o cristão.
O orgulhoso não olha para o próximo. O soberbo pensa apenas em si. Mas o cristão deve ser diferente e ao menos tentar praticar a humildade.
BIBLIOGRAFIA
NEVES, Itamir, Comentário Bíblico de Mateus Através da Bíblia, Radio Trans Mundial, São Paulo, 2012.
RIENECKER, Fritz, Evangelho de Mateus, Comentário Esperança, Editora Esperança, Curitiba, 1994.

Graça e paz Guilherme
Conheci hoje, para não dizer agorinha mesmo, este blog e posso dizer que é reconfortante ver que, ainda existem, cristãos preocupados com a vivência cristã e sua propagação através da vida cotidiana. Falta em nosso meio muito da vida que Cristo quer que vivamos. Minha opinião é que o profetas Oséias estas sempre certo….meu povo peca por falta de conhecimento; claro que entendo conhecimento nesta passagem como um conhecimento transformador e não apenas intelectual, afinal temo muitos conhecedores de toda a Palavra que continuam se aperfeiçoando na carne e deixando o Espirito de lado. Minha oração é que mais pessoas, humildes, reconheçam a soberania do nosso Deus através de vidas sinceras e engajadas na vida cristã e também que sua vida continue dando “o fruto” do Espirito continuamente.
Rogério Percel Aires
CurtirCurtir
Exato Percel, você falou tudo
É importante buscarmos o conhecimento intelectual, e o espiritual também
O propósito do site é promover este conhecimento, para que as pessoas possas entender melhor a palavra e a mensagem de Cristo e que assim possam busca-lo de coração e com entendimento.
Agradeço as palavras de incentivo.
Em Cristo, Guilherme
CurtirCurtir