O QUE É SER FORTE?

Tem horas que a vida não demora em nos mostrar o quão fraco somos. E por teimosia, não aceitamos esta realidade. Batemos de frente, esbravejamos e não consentimos sermos rebaixados ou colocados de lado, mas o fim muitas vezes é o chão.
Nunca pensei que confessar minha fraqueza fosse uma ação libertadora. Nunca achei que derramar lágrimas após uma derrota esvaziasse a alma. Mas esvazia!
É curioso como muitos creem que ser forte é ser imbatível. É olhar para todos de cima ou vestir uma armadura intransponível. Mas ao contrário do que muitos pensam, ser  forte é aprender com a dor. Chesterton (2014) no livro Hereges exemplifica de forma magistral o que é ser forte:

“Um grande homem não é um homem tão forte que sinta menos que o outro homem; é um homem tão forte que sente mais. E quando Nietzsche diz: “Eu vos trago um novo mandamento: ‘tornai-vos duros’” estava na realidade, dizendo, “Eu vos trago um novo mandamento: ‘tornai-vos mortos’”. Sensibilidade é a explicação da vida”.

Nietzsche foi um filósofo que criou o termo super-homem para designar um modelo de pessoas que fossem acima da média, que não se misturassem e que acreditassem que o amor devia ser deixado para a ralé. Porém a pergunta que fica é: “o que é ser forte?” Provérbios 24:5 nos dá uma dica:

 “O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força”.

Sabedoria e conhecimento são alguns dos segredos da arte de ser forte, e não temos isso sem sensibilidade. Ser sensível não é ser fraco, é perceber o que nos rodeia, entender os sentimentos do próximo, é aprender com a vida.

O super-homem se acha imbatível, porém, o homem forte está aberto para a vida, entende que nem tudo ele sabe e que sempre podemos aprender um pouco mais. Chesterton mesmo enfatiza, Sensibilidade é a explicação da vida. Sentir é estar vivo, o forte não é o que não sente e sim, o que aprende resistir e cresce com as intempéries.

É muito fácil bater de frente, é quase natural em um momento de estresse medir forças com quem nos afronta. Agora, ficar calado e tentar manter a calma em meio aos problemas é só para o forte. Um indivíduo forte não precisa provar nada a ninguém, ele não tem medo de assumir suas limitações e muitas vezes se cala e entende que em algumas ocasiões, o silêncio é a melhor resposta.

Há quem diga que quem cala consente. Porém, eu acredito que nem sempre quem cala consente, às vezes quem cala apenas acredita que não deve explicações, que não sente a necessidade de se justificar. E que independente do que pensem dele, ele sabe quem realmente é.

BIBLIOGRAFIA

CHESTERTON, G. K. Hereges. São Paulo: Editora Ecclasiae, 2014.

2 comentários sobre “O QUE É SER FORTE?

Deixe um comentário