A POMBA E A SERPENTE

“Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas” (Mateus 10:16).

Este é um importante capítulo do livro de Mateus, afinal, Cristo havia separado os doze e estava dando alguns importantes conselhos por conta da dura missão que eles iriam enfrentar. Eu, porém, quero me concentrar no conselho do versículo 16: “Ser prudente como as serpentes e simples como as pombas”. Um conselho inusitado não é? Afinal, estes dois animais possuem características muito opostas.

Cristo começa avisando o quão duro seria a tarefa deles, afinal, o termo ovelhas em meio a lobos revela o quão perigoso era o ambiente que eles iriam adentrar. Uma ovelha perto de um lobo é indefesa, uma ovelha pode ser trucidada por um lobo facilmente e este era o ambiente da missão que Cristo estava dando aqueles apóstolos. Contudo, Ele manda aqueles homens tomarem cuidados e serem prudentes e simples.

A pomba é vista por nós como o símbolo da paz, na literatura Judaica representa Israel, por conta de sua simplicidade e os gentios são representados como a serpente, por conta da sagacidade (CHAMPLIN, 2014, p. 377). Contudo aqui, o texto não faz alusão a estes significados e sim, das próprias características que estes animais têm.

A serpente, é um réptil da família das Squamata (animais que não tem escamas). E pode abrir a boca com mais de 150 graus, podendo ingerir grandes presas, por não ter um osso chamado esterno, que é o osso que une a costela. Eles têm um sistema para rastrear presas muito eficaz e algumas serpentes como a naja, conseguem expelir venenos em uma distancia de 3 metros. Enfim, esta caçadora é muito perigosa, e é um animalzinho muito esperto e rápido, além de se esconder com uma facilidade incrível. Em contrapartida, a pomba é um pássaro inofensivo, simples e indefeso, e é aí que está a lição que Cristo queria passar aos apóstolos e a nós.

Em meio aos lobos e aos perigos, ser rápido e esperto é muito importante. Não dá para se distrair. O próprio Cristo escapou de inúmeras situações complicadas, onde inclusive quase foi apedrejado.

Para pregar o evangelho, ou fazer a diferença neste mundo, ser esperto como as serpentes se faz necessário, contudo, não podemos perder a simplicidade e o amor ao próximo. Provérbios 13:16 diz:

“Toda pessoa prudente deve agir com sabedoria, mas o tolo torna pública toda a sua tolice”.

Eu sempre tomei cuidado na hora de comunicar o evangelho, muitos usam uma linguagem tão cristã que quem não conhece o evangelho não vai entender. Sempre busquei ter cuidado na hora de falar sobre religião. Tem gente que costuma “pregar” o evangelho falando mal de outras religiões, como se isso fosse necessário para transmitir a palavra.

Cristo nos manda sermos prudentes e tomarmos cuidado com os lobos e também nos manda sermos invisíveis e simples. Não seja aquele crente chato, que critica a todos e que não sabe falar de outra coisa. Não seja aquele cristão que não se mistura com pessoas diferentes dele, e por isso, acaba virando aquele alienado que não sabe o que está acontecendo com o próximo. E nem aquele crente que não liga para o perigo e se expõe. A Bíblia manda sermos prudentes, com isso, às vezes dependendo do ambiente o melhor a fazer é se calar.

Uma serpente sabe a hora de atacar e a hora de aguardar, o homem prudente também deve saber. É sobre isso que o texto fala, sejam maduros, prudentes e simples. Este é o segredo da boa pregação. Sem esquecer que não estamos aqui para convencer e sim apenas para pregar, pois quem convence é o Espírito Santo.

BIBLIOGRAFIA

CHAMPLIM, RN. O Novo Testamento interpretado Versículo a Versículo. São Paulo: Editora Hagnos, 2014.

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/serpentes.htm

Deixe um comentário