SALMO 4: UM DEUS QUE PODEMOS CONFIAR

Responde-me quando clamo, ó Deus que me faz justiça! Dá-me alívio da minha angústia; Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. Até quando vocês, ó poderosos, ultrajarão a minha honra? Até quando estarão amando ilusões e buscando mentiras? Pausa.

Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar. Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se. Pausa.

Ofereçam sacrifícios como Deus exige e confiem no Senhor. Muitos perguntam: “Quem nos fará desfrutar o bem?” Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto!

Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho. Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança (Salmo 4)

Não é coincidência este salmo ter vindo logo após o salmo 3, na fatídica noite em que Davi teve que fugir de seu filho Absalão, o filho que tentou roubar seu trono (Carson, 2012, p. 742). Se você não leu o texto Salmo 3: Um rei em fuga, segue o link (Um Rei em Fuga) ou leia toda a história em 2 Samuel 15. Pois é muito provável, não sabemos ao certo, que Davi tenha escrito o salmo neste seu difícil período.

Tem horas que a única coisa que nos resta é confiar em Deus, certas situações nos colocam caídos no chão. Davi teve que fugir de seu filho e de uma traição, provavelmente enquanto escrevia estas palavras ele não mais estava no conforto do seu lar. Devia estar se sentindo rebaixado e derrotado. 

Este salmo é uma oração em meio à angústia, são palavras vindas de um rei, que se encontrava naquele momento quase derrotado, no caos, na lama. Mas em nenhum momento o salmo exala qualquer desconfiança a Deus. Ao contrário, suas palavras de confiança em Deus nos traz uma incrível lição:

“Não confiamos em Deus apenas quando tudo está bem”.

É muito fácil falar que confiamos em Deus quando a conta no banco está cheia, com um carro zero na garagem e saúde de sobra, o desafio é quando não temos nada, estamos na lama, no caos, tal qual Davi.

Confiar é largar o controle e entender que no fim a vontade de Deus é sempre a melhor, mesmo que não pareça. Aí você me pergunta: Quer dizer que diante dos problemas eu não devo fazer nada? É evidente que não, mas vou responder esta pergunta com uma frase de um autor que eu não sei bem quem é:

“Ore como se tudo dependesse de Deus, trabalhe como se tudo dependesse de você”.

É assim que você deve agir, afinal amigo, temos que fazer a nossa parte. Davi venceu, ele confiava em Deus mas arregaçou as mangas e foi a luta, o segredo diante da adversidade é justamente esse, confiar e trabalhar. Não é fácil eu sei, mas não estamos sozinhos é por isso que não devemos desistir.

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada – Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2013.

CARSON. DA. Comentário bíblico vida nova. São Paulo: Editora Vida Nova, 2012.

Deixe um comentário