Augusto Cury no livro: O código da inteligência discorre sobre “quatro armadilhas da mente”, acho interessante entendermos estas armadilhas para que possamos seguir crescendo como pessoa. E o conformismo é a primeira armadilha.
“O conformismo é a arte de se acomodar, de não reagir e de aceitar passivamente as dificuldades psíquicas, os eventos sociais e as barreiras físicas” (CURY, 2008, p. 43).
O conformismo deixa o homem estagnado, conformado com os seus problemas e fracassos. Nem tudo dá certo na primeira hora, às vezes batalhar e procurar se superar é importante para que consigamos realizar algo que queremos muito.
“O conformista é inerte e mentalmente preguiçoso, pelo menos na área em que se considera incapaz, inábil. Não exerce suas escolhas por medo de assumir riscos. Não expande seu espaço por medo da crítica. Prefere ser vítima a agente modificador da sua história” (CURY, 2008, p. 45).
O que me faz lembrar da história de Kyle Tomlinson, um jovem cantor inglês que não se conformou, após ser reprovado em um concurso de calouros e ouvir até que precisava de um professor. Voltou ao mesmo concurso, após se preparar, pegar aulas, evoluir, e mostrou que conseguia cantar. Ele se superou e chegou nas semifinais do concurso.
O capítulo deste livro é realmente muito emocionante, me faz lembrar de todas as minhas dificuldades, o quanto tive que me superar, tentar e tentar até conseguir o que queria. Gosto de como Augusto Cury termina o capítulo deste livro:
“Os conformistas são os reis das desculpas. Sempre têm justificativas para não atuar, não terminar, não exercitar seu intelecto. Raramente duvidam daquilo que os controla e proclamam: “Não concordo comigo mesmo! Não aceito este destino!”Claro que há fatalidades que não dependem de nós e sobre as quais não temos controle. Devemos aceitá-las com humildade e serenidade, mas no que depender de nós, jamais deveríamos nos isentar de agir” (CURY, 2008, p. 47).
Eu sei o quanto é difícil ouvir um não, ou ver as coisas darem errado, mas não podemos nos entregar. Lute, tente, aprenda com os erros e se levante. Se entregar não é a saída. Não se conforme com a primeira derrocada o inconformado é o que chega lá.
BIBLIOGRAFIA
CURY, Augusto, O Código da Inteligência, A formação de mentes brilhantes e a busca pela excelência emocional e profissional, Editora Thomas Nelson Brasil, Rio de Janeiro, 2008.
