Para um bom entendedor meia palavra basta, não é isso que falamos para alguém que não entende muito bem o que estamos falando? Contudo, eu não concordo com esta frase, primeiro porque ela é simplista, serve apenas como desculpa para calar a boca de quem pede um pouco mais de explicação ou de quem não entendeu o enunciado. Segundo, porque não sabemos se quem comunicou o fez da forma correta.
Acredito que um bom comunicador explica algo de uma forma que todos entendam. Ele se preocupa se está sendo entendido, e tenta sempre mudar a sua forma de falar quando as pessoas ou o público no qual ele está comunicando assim exigem. Um erudito ou um sábio, ao meu ver, é alguém que consegue transitar em todas as esferas da sociedade. Não é aquele cara que fala difícil no qual ninguém entende e acha que está abafando por falar difícil e sim quem sabe falar. Para falar de forma rebuscada basta decorar algumas palavras do dicionário, contudo para termos conteúdo é só com muito estudo, leitura e humildade.
Vale lembrar que nem sempre comunicamos, seja falando ou escrevendo, de uma forma que todos entendam. Isso acontece por sabermos o que queremos comunicar, para nós a mensagem é sempre clara, contudo, nem sempre é para o ouvinte, que não sabe o assunto no qual você quer abordar.
Nós temos responsabilidade com a comunicação, parte de nós sermos entendidos e não do próximo. Eu mudaria está conhecida frase e diria: Para um bom entendedor, um bom comunicador basta. Afinal, é responsabilidade de quem comunica ser entendido e não de quem está ouvindo, e tudo dependerá de como estamos comunicando. Provérbios 17:27, 28 diz:
Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno.
Quem tem conhecimento é ponderado no falar, fala pouco e de forma certeira, o muito falar não prova nada, o conteúdo é o que conta. Falar até papagaio fala agora conteúdo, nem todos têm.
Nem sempre comunicaremos de forma assertiva, muitas vezes passaremos uma ou outra ideia de uma forma confusa e incompleta. Nem sempre os outros nos entendem e conhecem o assunto de forma completa para nos entender, isso sem contar com as pessoas que demoram a entender, normal, contudo, um bom comunicador quebra estas barreiras e comunica bem (ou tenta).
Queremos ser ouvidos, muitas vezes a nossa meta é fazer com que o nosso ponto de vista seja aceito, porém não comunicamos direito. Comunicar é uma arte, é um aprendizado diário e constante. Tirar da cabeça uma ideia e apresentar aos outros é uma missão árdua, que requer tempo e humildade, e isso não se consegue da noite para o dia
