O SERMÃO DO MONTE PT 22: A EFICÁCIA DA ORAÇÃO

“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta”. (Referência: MT 7:7-11) (NVI). 

Orar é uma das práticas pouco compreendidas hoje em dia. Alguns reclamam que pedem e não recebem, outros falam que a oração move a mão de Deus e por aí vai. O segredo, antes de entendermos esta passagem, é entendermos o que é oração.

Orar é buscar uma intimidade, é derramar nossos problemas nos pés de Deus, é entregar nosso coração crendo que Deus fará a sua vontade, que Ele nos atenderá como bem apraz.

“Orar não envolve mais nada do que permitir que Jesus tenha livre acesso às nossas necessidades. Orar é dar a Jesus a permissão de empregar seus poderes para conceder alívio em meio às nossas angústias. Orar é deixar Jesus glorificar seu nome nas necessidades que nos cercam” (HALLESBY, 2011, p. 10).

Ao orarmos temos que ter em mente que a vontade de Deus sempre será feita, temos que entender que é mais fácil Deus mudar nossa mente ou a nossa visão diante do problema, do que mudar o problema, contudo, no fim a saída sempre virá, quem sabe de um modo diferente da saída que temos em mente, mas virá.  É com estas premissas que eu sugiro que leia esta passagem do Sermão do Monte.

O curioso é que Jesus já falou sobre oração, mais curioso ainda é a pergunta: por que orar, já que Deus já sabe de tudo? A primeira “curiosidade” eu complementaria pontuando que o texto não fala apenas sobre oração, mas também sobre a bondade divina como fica claro no versículo 9 ao 11. Onde Jesus contrapõe a bondade humana com a divina. Se o homem é bom para os seus filhos, quando mais Deus (v. 11).

Contudo o texto não é uma receita secreta para que consigamos ter tudo o que queremos e sim, um chamado para que busquemos a Deus e creiamos em sua providência.

O texto não só fala para pedirmos, buscarmos e batermos, mas fala que Deus é o nosso pai. Com isso, temos uma boa base para entendermos o que o texto diz. Afinal, o pai não é um indivíduo que dá de tudo ao seu filho, mas que supre tudo o que ele precisa. O pai sabe o que é bom ou não, o que vale ou não a pena dar, assim é Deus. Ele nos convida a pedir, mas também a confiar que como um bom pai, ele nos dará o melhor.

No entanto temos outra pergunta para responder antes de acabarmos o texto: Por que orar já que ele sabe de tudo? A resposta é simples: Para que tenhamos intimidade com Ele, sendo que, esta deveria ser uma das prioridades do Cristão.  E era uma das prioridades de Cristo enquanto ele estava na terra como você pode muito bem ver nos evangelhos. Ele sempre orava, sempre buscava intimidade com Deus e não deixava de fazer a sua vontade.

Está passagem do Sermão do Monte não nos ensina apenas como orar, mas é um chamado para que não sejamos incrédulos, para que busquemos a Ele sem duvidar. Peçam, busquem e batam, não desistam, pois assim como nossos pais são bons conosco, Deus sem dúvida também é. Sem esquecer que a vontade de Deus é sempre a prioridade máxima, e que às vezes não recebemos por não sabermos orar (Tiago 4:3).

BIBLIOGRAFIA

HALLESBY, O. Oração, O segredo de abrir o coração, Encontro Publicações, Curitiba, 2011.

Deixe um comentário