Ninguém gosta de fracassar, duvido que você entre em uma empreitada esperando que tudo dê errado, ao contrário, esperamos sucesso em tudo o que fazemos.
O interessante é que no dicionário fracasso não significa só: Derrota, ausência de sucesso ou coisas do tipo, mas também significa:
“Barulho causado pela queda de alguma coisa; barulho, estrondo” (Dicio).
E vamos concordar que alguns fracassos são barulhentos, não é? Derruba nossas vidas, esgota nossos ânimos e causa um baita estrago em nossa mente.
Escrevi este texto por me lembrar do fracasso e de todo o barulho que ele causou em minha vida um tempo atrás. Passei o ano todo planejando coisas que deram errado e estava tentando lidar com o peso que o fracasso e a frustração estava me trazendo. Eu sei que aprendemos com os erros, também sei que na vida nem tudo são flores, mas não é fácil levar na bagagem alguns objetos, principalmente quando estes são sonhos frustrados.
O interessante é que por conta do fracasso, e talvez para ocupar a cabeça, resolvi fazer outra graduação. O preço estava bom, a faculdade era boa e achei que o curso iria agregar em meu currículo. Não que de pronto eu quisesse seguir a profissão, mas valia a pena desfrutar da facilidade de fazer uma segunda graduação na esperança de enriquecer meu currículo.
O que eu não esperava era que este segundo curso iria abrir a minha mente para o novo e para novas possibilidades. Eu não pensei que por conta desta graduação, muitas outras possibilidades iriam aparecer e que algumas portas iriam se abrir.
O peso do fracasso não pode ser como uma âncora em sua vida, que te paralisa, te deixa imóvel lamentando, desgostoso e derrotado. O fracasso tem que te movimentar para o novo, novas possibilidades, novos planos e horizontes. Muitas vezes o fracasso serve como uma bússola, que aponta para outras direções e possibilidades, abrindo a nossa visão e a mente.
Nem sempre o caminho dos sonhos e idealizações são os melhores caminhos. De vez em quando, o que queremos é limitado pela falta de conhecermos outras possibilidades. O peso do fracasso em minha vida serviu para que eu o agarrasse e fosse mais fundo, descobrindo assim muita coisa que eu não havia visualizado por estar correndo atrás do que eu achava que era uma boa causa. Não é que eu virei à página e abandonei meu sonho e sim, que eu descobri que tinha muito mais formas que eu não conhecia, para fazer o que eu queria.
Agarre o fracasso, mergulhe com ele e procure outras águas. Deixe o fracasso te levar para outros mares e possibilidades, reflita quando tudo der errado e procure outro caminho. Chore, lamente, aprenda com o erro, lave a alma e siga. Nem tudo está perdido, ao contrário, às vezes ao achar que estamos no caminho errado, acabamos por perceber que na verdade a trilha quem abre somos nós e nossa força de vontade.
BIBLIOGRAFIA
FRACASSO. In: DICIO, Dicionário online de português. Porto: 7 Graus, 2024. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/fracasso>. Acesso em: 08/12/2018.
