NÃO VIVA UMA VIDA QUE NÃO É SUA

Eu gosto muito do filme: Amor por contrato. O filme retrata a história de uma família fictícia, que fazia o papel de uma família de sucesso, com carros de luxo e diversas tecnologias, a fim de venderem um estilo de vida. No fim, suas vidas eram falsas, pois tudo era estratégia de marketing para vender coisas.

Você pode considerar este tipo de história absurda e eu posso até concordar com você, afinal nunca ouvi falar de uma família assim, mas o conceito não está de todo errado. Pois o que certas revistas, propagandas, novelas e seriados fazem é justamente isso, vender um estilo de vida, divulgar coisas para fazer com que muitos consumam.

Conheci muitos pelo mundo afora que viviam uma vida que não era deles. Tinham carros, dos mais modernos e caros, porém gastavam todo o seu salário para manter o custoso automóvel. Ou moravam em bairros nobres, em boas casas, mas terminavam o mês no vermelho, sem dinheiro algum no bolso.

Desde novo aprendi a adequar meu salário a um estilo de vida apropriado, nunca gastei mais do que ganho e muito menos vivi uma vida falsa, só para manter as aparências. Penso que a tranquilidade e a paz de espírito de não ser um gastador não tem preço, e como um provérbio popular otimamente nos lembra:

“O pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada”

Não adianta termos tudo e deixarmos este tudo nos afastar de Deus, ou pior. Nos prestarmos a trabalhar como loucos, para sustentar um estilo de vida que não é nosso. Prefiro a tranquilidade, gastar o que tenho, me contentar com o que possuo e batalhar para viver uma vida melhor, mas com equilíbrio, com os pés no chão. Não é um ode a pobreza, quem não gosta de comer bem? Se vestir bem? Ter uma boa moradia ou carro? É claro que todos, mas não posso sustentar um estilo de vida que não é meu. Eu tenho uma máxima que resume bem o que penso

“Sou o que sou independente das coisas e vivo satisfeito, independente do quanto tenho”

O desenrolar do filme que eu citei é curioso, pois muitos, a fim de serem iguais a família do filme, gastavam o que não tinham, vendiam o que podiam, para comprar aquele estilo de vida e várias famílias faliram por causa disso.

Quando o dinheiro nos traz inquietação e incômodos, ele acaba não valendo tanto assim. Viver uma vida simples, calcado na palavra do senhor não tem preço.

É loucura sermos quem nós não somos só para construir uma imagem. Também é loucura comprarmos o que não precisamos só para vender a aparência de quem não somos

Lute, estude, invista, trabalhe, corra atrás, mas não seja quem você não é. Não é ruim termos as coisas, o ruim é perdermos a nossa paz porque gastamos demais e sustentamos um estilo de vida que não nos pertence.

Deixe um comentário