NÃO SE GUIE PELA EXCEÇÃO

Aos poucos vamos aprendendo a pontuar nossos equívocos, a tomar atitudes mais assertivas e menos dolorosas. Em minha vida aprendi a transformar os problemas em desafios, a me preocupar com o que eu posso resolver e a tentar esquecer o que não tem solução. É inevitável não nos incomodar, mas é possível alinhar as nossas preocupações para que não sucumbamos ante o caos da vida. O excesso de preocupação nos derruba, mas quando aprendemos a dar prioridade as coisas certas, crescemos, resolvemos os problemas e aprendemos de uma forma mais tranquila e menos pilhada.

Em um belo dia um amigo me convidou para uma reunião, chegando lá fui recebido com música, palmas, um grande número de pessoas gentis e muito bem educadas. O ambiente era confortável e climatizado, a palestra motivadora e revigorante. Cheguei e ficar alegre e bem disposto. O propósito da palestra era vender um produto que fazia com que você recuperasse seu investimento, um bocado alto, em muito pouco tempo.

O curioso era que enquanto o palestrante ia dando as margens de lucro e mostrando como era fácil ganhar dinheiro, ele ia chamando pessoas para testemunhar as suas vitórias. Eu, é claro, não embarquei nessa, tenho um pé atrás com dinheiro fácil.

Uma das coisas que eu tenho tentado eliminar da minha vida é não me guiar pela exceção, uma atitude que tomamos de forma automática e constante. A pergunta talvez surja é: O que seria isso?

Exceção são casos vendidos as pessoas como se fossem regras, conceitos que são vendidos como se funcionasse para todos. Um bom exemplo de exceção que é vendido como regra é a Loteria.

Todo mundo joga na Loteria mesmo que os próprios cálculos matemáticos nos mostrem que é um ou no máximo meia dúzia que vão ganhar o prêmio. Este tipo de negócio não funciona, mas é vendido como se funcionasse, com isso, milhões são arrecadados, enquanto poucos são os que ganham. O pior é que tem gente que fala que quem não joga não ganha, mesmo que ele nunca tenha ganhado na vida, uma frase que resume bem o modo alienado de pensar de alguns.

O caso da palestra em que eu fui é igual, os meus amigos que entraram no negócio só perderam dinheiro, acharam que iam conseguir só porque uma meia dúzia de pessoas conseguiram, no fim, perderam muita grana como a matemática já previa.

O grande problema é que sempre achamos que vamos conseguir, acreditamos em nosso potencial, sorte ou anjo mágico, onde no fim quebramos a cara. É claro que um jogo não nos traz um problema financeiro, no máximo uma decepção, conquanto algumas empreitadas nos prejudicam de verdade, principalmente estas com investimentos altos. A pergunta que fica é como identificar exceções que são vendidas como regras? Já aviso que não é fácil, mas eu tenho duas dicas que podem ajudar.

Primeiro, desconfie de formulas milagrosas, não existe dinheiro fácil, o trabalho e o suor é o caminho mais fácil e seguro para ganhar dinheiro, nunca se esqueça disso. E por mais que alguns tenham conseguido, estes, é claro, são as exceções vendidas como regras, para conquistar gente que acha que a vida é fácil. E o exemplo não serve só para dinheiro, pode servir para estudo, tratamento médico, ou o que quer que seja. Não existe caminho fácil para o êxito.

Segundo, pesquise a fórmula com calma, não tome decisões precipitadas. Preste atenção se não há exceções, casos de fracassos e verifique a proposta com calma. Se muitos já reclamaram, desconfie, ou entre no projeto já preparado.

Neste projeto no qual eu fui convidado, eu tinha que decidir naquele dia, não podia pensar, refletir, nada, era pegar ou largar. Optei por largar, pois tenho uma máxima em minha vida: “Eu não tomo decisões precipitadas”. Se eu não posso pensar com calma antes de decidir, a minha resposta na maioria das vezes é não.

A exceção não é a regra, por isso, antes de entrar em algo, veja se a empreitada não é uma exceção. Entenda o projeto, e veja se existe base firme para a sustentação. Não compre exceção por regra, entenda as variantes, e aprenda a identificar as exceções que são tratadas como regra.

Deixe um comentário