Acordei bem cedo, como sempre faço, para me arrumar com calma e poder sair sem pressa. Nunca gostei de atrasos e sou conhecido como alguém que é bem pontual, sendo que na maioria das vezes, é comum chegar adiantado e com isso, acabar tomando um café em algum lugar, para não chegar tão cedo no compromisso.
Sou amigo das panificadoras e lanchonetes, estes ambientes não só matam a nossa fome, mas também abrigam aqueles que não costumam chegar atrasados. Tenho o hábito de falar que eu já cheguei atrasado, mas eu não me atraso. Ou seja, eu sempre saio no horário de casa e só me atraso quando acontece situações que fogem do meu controle, como acidentes na estrada, pane na condução ou coisas do tipo.
Espero o horário tomando um café até o momento que o relógio me avisa que o tempo já está próximo, com isso, levanto e me dirijo ao local, para receber o aviso que a pessoa iria se atrasar mais ou menos uma hora.
Esta é a minha rotina, é comum na maioria dos compromissos, precisar esperar visto que a pontualidade não é coisa de brasileiro, como alguns afirmam, e atrasar dez minutos é normal. A parte contraditória é que eu sou brasileiro e não costumo atrasar.
O tempo para alguns é relativo, funciona em uma frequência particular e deixar outra pessoa esperando não é nada importante para estes cidadãos. Como se o tempo valesse mais para quem se atrasa do que para quem espera. A pontualidade comunica respeito e demonstra como nos importamos com a outra pessoa.
Quem chega no horário não só honra a sua palavra, mas também demonstra como o tempo de todos têm valor, já que ele nunca sobra, na maioria das vezes falta. O tempo é uma parte da vida da pessoa que não mais volta. Quem dá o seu tempo, oferece a própria vida. Eu valorizo muito ele para deixar alguém esperando. Pontualidade além denotar compromisso é também uma atitude de respeito com o próximo.
A parte curiosa de quem espera é que se alguém não tem paciência de esperar, acaba não sendo bem-visto, muitos se ofendem quando o outro não espera. Já que se atrasar é comum, esperar implícita ou explicitamente, acaba sendo a obrigação de todo mundo.
Outra curiosidade interessante que eu já vivenciei é que o atrasado não gosta muito de esperar. Uma boa parte deles, perde a paz, quando precisa aguardar alguém muito mais atrasado que ele, em um fenômeno que mostra como no final, ninguém gosta de esperar.
O tempo é muito valioso e quando é o tempo de alguém que você está desperdiçando, você acaba gastando algo que não é seu. A pontualidade é o mínimo que uma pessoa pode ter visto que a vida, pelo menos aqui na terra, é constituída basicamente de um tempo limitado.
Chegar no horário é respeitar o tempo e a vida de cada um, pense nisso!
