“Existem muito mais atividades e oportunidades no mundo do que tempo e recursos para investir nelas. E, embora muitas possam até ser muito boas, o fato é que a maioria é trivial” (MCKEOWN, 2015, p. 13).
Eu gosto muito de escrever e estudar, creio que escrever e lapidar uma estátua em pedra bruta, são coisas semelhantes. Pois para tais atividades, o foco e a disciplina são fundamentais.
O essencial passo que precisamos dar quando queremos desenvolver uma rotina de estudos ou mesmo para termos disciplina para praticar algo, é entender muito bem o que queremos, qual é o propósito com tal atividade.
Veja bem, vivemos em um mundo com muitas oportunidades, principalmente no quesito interação ou passa tempo. São muitas plataformas de vídeos, de streamings e as mais variadas oportunidades. São canais que servem tanto como ferramentas, quanto como empecilhos. O que vai determinar é a sua prioridade e como você usa tais canais. Sendo que entender bem aonde você quer chegar, já é um primeiro passo para o cultivo da disciplina.
Eu sei bem onde eu quero chegar com os meus estudos, pesquisa e escrita, é por conta disso que eu me dedico e cumpro a risca toda a minha rotina. Greg Mckeows inclui algo importante sobre o tema prioridade:
“Se não estabelecermos prioridades, alguém fará isso por nós (MCKEOWN, 2015, p. 18).
É fundamental delimitamos bem o caminho que queremos percorrer, caso contrário você caminhará a esmo, caindo em muitas armadilhas ou seguirá perdendo o seu tempo com futilidades. Lembrando bem que o foco vai ajudar você a não sucumbir diante de todas as opções ou boas oportunidades.
Nem sempre bons convites são boas oportunidades. Pois se eles desviarem você de onde você quer chegar, você vai se perder, sem cumprir o que você estabeleceu para a sua vida, com isso, apesar de parecerem boas, elas não são. Tudo o que desvia você do seu propósito não é boa oportunidade.
Basicamente viver é tomar decisões, é fazer escolhas, descobrindo neste processo que escolher é também perder. Mas com o tempo descobrirmos que não existe perda para quem tem um objetivo. Uma boa oportunidade que não está consoante com seus planos, não é boa, por isso, recusar não é perder, mas ganhar. O princípio da disciplina é saber bem o seu objetivo, sendo que quem tem este plano bem claro e estabelecido, não se vende para qualquer tipo de distração.
Delimite o seu caminho, coloque no papel todos os seus planos e siga focado, fugindo de tudo o que parece ser bom, mas que você sabe que não é, pelo menos para você. Boas oportunidades levam você mais próximo dos seus objetivos as ruins desviam você deles.
BIBLIOGRAFIA
MCKEOWN, Greg, Essencialismo: A disciplinada busca por menos, Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2015.
