MISSÃO IMPOSSÍVEL

Quando eu estava para me formar na faculdade, andava muito incomodado em buscar fazer algo de útil na igreja. Afinal, passar quatro anos estudando teologia para não usar nada, não me deixava feliz. Neste meio tempo, tentei organizar muita coisa. Bolei planos e mais planos em busca de oferecer algo a Deus, mas segui frustrado. Até Deus me dar à graça de lembrar-me de uma prática que sempre esquecemos: “A nossa principal missão é buscar a Deus e ler sua palavra”.

E vamos ser sinceros, queremos tanto ser relevantes ou cumprir o ide que a Bíblia tanto nos manda que muitas vezes, no afã de fazer estas coisas acontecerem, abandonamos a nossa principal prioridade que é buscar a Ele.

Lutero falava que era tão ocupado, que tinha tanta coisa para fazer, que não conseguia deixar de orar. Que lógica interessante não é? Pois muitas vezes agimos de forma inversa. Quando não temos tempo, abandonamos as coisas mais difíceis e fundamentais, que é orar e ler a Bíblia.

Jonh Wesley orava duas horas por dia, além de ser um exímio estudante da palavra. Isso sem contar que tinha lido cerca de 1200 livros, ter escrito uma gramática hebraica, uma de latim e outras de francês e inglês. E para completar, escreveu um livro de filosofia natural, quatro volumes sobre história da igreja, de medicina e por aí vai (BOYER, 2015, p. 56). Wesley não usava a desculpa de não ter tempo para orar e ler a Bíblia e olha que ele fez muita coisa em vida. Nós arranjamos muitas desculpas para justificar nossa falta de tempo, desculpas estas, que estes homens de Deus não davam.

O famoso teólogo ateu Bart D. Ehrman no livro: Quem Jesus foi? Quem Jesus Não Foi? Conta um fato de me incomoda muito:

“No primeiro dia de aula, com mais de trezentos alunos presentes, eu pergunto: “Quem concorda com a ideia de que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus?” Praticamente todas as pessoas no auditório levantam a mão […]. Por fim, pergunto: “Quem leu a Bíblia inteira?”. Algumas poucas mãos, um aluno aqui, outro ali. […] Mas, se Deus escreveu um livro… vocês não iriam querer saber o que ele tem a dizer?” (2010, p. 281-282)

A questão que Bart levantou é importante: Se a Bíblia é a palavra de Deus, por que poucos leem? A parte complicada é ver ateus, como ele, estudando, pesquisando e por fim, escrevendo livros com o intuito de buscar descontruir a fé, enquanto cristãos seguem arranjando desculpas para se livrarem da responsabilidade de ler e estudar a Bíblia. Com isso, o evangelho segue sendo descontruído por ateus como o Bart Ehrman e os cristãos continuam cada vez mais despreparados diante de tais críticas desconstrutivas.

Temos que aprender a ter disciplina para conseguirmos fazer a nossa parte. Queremos tanta coisa que esquecemos que o nosso compromisso com a oração e leitura Bíblica deve vir em primeiro lugar. Estas duas práticas são hábitos fundamentais de todos os cristãos.

Independente de onde você esteja ou em qual ministério esteja trabalhando, você tem a missão primeva de buscar a Deus, isso é fundamental. Missão um tanto quanto difícil eu sei, mas muita necessária para a vida cristã.

Então, quando se sentir inútil e não souber o que fazer, busque a Deus pois esta é a sua principal missão, que no mais é consequência. Pense que antes de trabalhar é fundamental conhecer a palavra de Deus para assim ser relevante quando a oportunidade aparecer.

Estar preparado é uma questão fundamental para os cristãos que pretendem ser úteis na obra ou mesmo para aqueles que buscam ser genuínos. E orar, estudar e ler a palavra de Deus é o primeiro passo para isso.

BIBLIOGRAFIA

BOYER, Orlando. Heróis da Fé: Vinte homens extraordinários que incendiaram o mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

EHRMAN, Bart, D, Quem Jesus foi? Quem Jesus Não Foi?. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações, 2010.

Deixe um comentário