“Onde há luz, também há mosquitos” (SWINDOLL, 1987, p. 214).
Quando eu era criança, costumava passar uma boa parte das minhas férias escolares na praia. Sendo que a casa onde ficávamos, era ao lado de uma grande mata, o que era muito legal visto que eu sempre gostei de natureza. O problema era que mato atrai mosquito e mosquito não é nada legal, por mais que ele seja muito pequeno, o incômodo que ele causa é muito grande.
Uma atitude comum no meio cristão é vermos pessoas tentando separar o joio do trigo, dividir quem é cristão, daqueles que não são verdadeiramente cristãos. Mas no afã de tentar ajudar, muitos terminam por fazer um julgamento equivocado.
A verdade é que só Deus pode separar o joio do trigo (Mateus 13:24-30), o que cabe a nós é obedecer e cumprir o ide (Marcos 16:15), além de ensinar o evangelho as pessoas. Estas deveriam ser as nossas missões, sendo que no mais cabe apenas a Deus. Quem separa o cristão verdadeiro do falso é somente Deus, que é o único que conhece realmente o coração do ser humano.
A igreja atrai todos os tipos de pessoas, a luz não apenas ilumina o ambiente, mas também atrai mosquito, como pontua a epígrafe de Charles Swindoll. O que cabe a nós não é separar e muito menos segregar e sim, ajudar, acolher e ensinar as pessoas. A grande questão é que para um cristão ajudar e ensinar, de forma realmente centrada, é imprescindível estar amparado pela palavra e também é fundamental conhecê-la e estudá-la constantemente.
Gosto quando alguém descreve a igreja como hospital de almas, pois tal termo resume bem o que é (ou deveria ser) a igreja. Um hospital é um local onde as pessoas vão em busca de ajuda para os seus problemas e as suas dores. E é onde há muitos profissionais preparados para oferecer tal auxílio.
O cristão na igreja precisa partir da mesma lógica, ele precisa estar preparado, conhecer a palavra, ter o seu secreto com Deus e estudar a Bíblia, que são pontos fundamentais para que possamos ser ferramentas nas mãos de Deus. Este deve ser o ponto de partida real da igreja e não segregar.
Não tenha dúvidas que a igreja não atrai apenas pessoas necessitadas, ela atrai aproveitadores, que tentarão de alguma forma tirar proveito das pessoas, sendo que, em todos estes casos, uma vida fundamentada na oração e no conhecimento, fará toda a diferença.
A Bíblia é o nosso Norte, por isso, conhecê-la é ter a certeza de que você vai seguir o caminho certo. Se a igreja é um hospital de almas, sendo que no hospital vai todo o tipo de pessoas, nós precisamos ser aqueles cristãos preparados para receber e ajudar as pessoas. E conhecer a palavra de Deus é o principal preparo que um cristão deve ter, como estou pontuando.
Uma vida sem fundamentos não resiste as intempéries e muito menos tem qualquer palavra de auxílio para oferecer as pessoas!
BIBLIOGRAFIA
SWINDOLL, Charles. Vivendo sem máscaras: Como cultivar relacionamentos abertos e leais. Belo Horizonte: Editora Betânia, 1987.
