UM ANTÍDOTO PARA O MEDO

A política é uma das grandes conquistas do ser humano, ter um governo que estabeleça leis e condições favoráveis para alguém morar e viver é um privilégio. A parte complicada são as instabilidades que muitas vezes surgem, sendo que tais cenários trazem aquele ar de medo e insegurança.

É ótimo ter estabilidade. Um bom trabalho e um confortável lugar para morar é um objetivo que a maioria das pessoas buscam. Sendo tais propósitos totalmente sinceros e legítimos. Só precisamos nos lembrar que a estabilidade não é e nunca foi algo constante, ela é uma condição na maioria das vezes temporária.

Estamos sempre enfrentando mudanças, seja no trabalho, onde comumente precisamos nos adaptar ou seguir em busca de recolocação. Ou mesmo na saúde e família, em todos os instantes estamos enfrentando transições. A vida é assim mesmo, nunca é estática, ela é sempre dinâmica.

Por conta desta mentalidade, nunca tive medo de enfrentar mudanças. Entendo bem o quanto a vida é instável e ativa. Sendo que em meio a tais momentos, eu busco constantemente não construir ainda mais problemas, como alguns costumam fazer. As vezes se aquietar e aguardar os dias e oportunidades surgirem, é a melhor atitude. Nos desgastamos muito ao seguirmos imaginando cenários catastróficos por conta da instabilidade. É como a máxima estoica ensina através de Epicteto: “Ocupe-se apenas do que você pode controlar” (LEBELL, 2018, p. 23). Ou seja, se preocupe com pouca coisa, já que poucas coisas estão sob o nosso controle.

É fácil se desgastar por imaginar cenários ruins, por conta dos períodos de caos. O melhor mesmo é viver o hoje e deixar que as coisas sigam acontecendo ao seu tempo. A incerteza traz consigo o medo, sendo que é justamente ele que nos leva a construir estes cenários que idealizamos. Não gaste o seu tempo imaginando cenários ruins. É muito melhor pensar em soluções, propósitos e direcionamentos em meio aos dias complexos, do que ficar pensando em algo, que nem sabemos se vai acontecer. Não temos ideia de como será o futuro e é justamente por isso que não podemos imaginar o pior.

O antídoto para o caos é justamente largar as rédeas, já que na verdade, não controlamos os eventos. E isso não seria uma ação displicente, mas algo consciente, para conseguirmos focar nos pontos que podemos atuar.

Se concentre naquelas áreas que você tem controle, se dedique, economize e busque construir conhecimento, que são as coisas que estão em seu poder e que podem ajudar muito você no futuro. Largar o controle de forma inteligente é isso, é se ocupar de forma sábia com as poucas coisas que você comanda. Estes pontos farão muita diferença em um tempo de mudanças, recolocação ou em meio a busca por respostas.

O medo é uma realidade, ele surge em muitos momentos, seja por conta de tempos de instabilidade ou diante de situações novas. A inquietação sempre aparece, tenha certeza disso, por isso que saber agir, tendo atitudes realmente assertivas, é o melhor posicionamento.

A angústia agiganta os desafios, por isso se acalme, entregue o controle a Deus e siga de forma corajosa!

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.

Provérbios 3:5-6.

BIBLIOGRAFIA

LEBELL, Sharon. Epicteto a arte de viver: Uma nova interpretação de Sharon Lebell. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

Deixe um comentário