O CAMINHO DA VERDADEIRA ALEGRIA

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” (Filipenses 4:4).

Nem todos os nossos dias são de alegria, não podemos ser hipócritas. Alguns dias são complicados, começam com a possibilidade de tudo dar errado, com isso, a alegria torna-se impossível. Algumas manhãs são complexas, nem deveriam existir.

O interessante é que quem está nos aconselhando é Paulo, alguém que estava passando por muitos momentos amargos na vida e nunca deixou de trazer esperança, orientação e aconselhamento as pessoas, mesmo passando por dificuldades, preso ou com muitos problemas. E é isso que eu mais fico admirado em seus textos, alguns de seus conselhos e palavras de motivação foram escritos em contextos onde ele mesmo, estava em condições realmente deploráveis, mas nem por este motivo, ele deixou de ajudar. Hahn e Boor enfatizam justamente isso, quando eles explicam que:

“Nem o escritor nem os destinatários dessas palavras viviam num clima de bem-estar e conforto exterior. Essa palavra de alegria é escrita por um preso, cujo processo de vida e morte acaba de entrar em um estágio decisivo. Por essa razão tem peso o “sempre”!” (2006, p. 260).

Creio existir dois tipos de alegria. A primeira é aquela superficial, daqueles que seguem sem refletir e possuem aquela positividade que não é lógica, na verdade é bem forçada. É como se a vida fosse sempre perfeita e não existissem problemas. Desconfio destes que pintam um mundo muito colorido.

Mas existe um segundo tipo de alegria, que é aquela que é fruto da esperança, da fé em Deus. Não é fácil termos que lidar com problemas, mas ter a esperança que não estamos sozinhos, é uma atitude que nos deixa alegres e confiantes. Hahn e Boor novamente complementam:

“No Senhor a igreja “sempre” possui alegria! Até mesmo as aflições na verdade são “participações nos sofrimentos dele” (Fp 3.10) e, por isso, “alegria”” (2006, p. 260).

A alegria é uma condição importante na vida do cristão, ela é resultado da confiança em Deus e fruto da esperança que é calcada nele. Já passei por vales escuros, por tempestades realmente avassaladoras, que consumiram toda a minha alegria. Mas em meio ao caos, me alegrei, visto que eu tinha uma esperança, uma alegria que era fundamentada em Deus. Saber que não estamos sozinhos é libertador e diante desta verdade, é imprescindível não nos alegrarmos.

O texto bíblico usado na epígrafe é claro: Alegrem-se no Senhor. Não em si mesmo ou nas coisas passageiras do mundo, é no senhor. Com isso percebemos como a verdadeira alegria está nele, é calcada em sua soberania e poder.  

Não permita que o caos do mundo roube a sua alegria, alegre-se sempre no senhor e lembre-se quem é que está comandando o barco, em meio a tempestade. Se regozije, se entregue aquele que não deixa você sozinho.

BIBLIOGRAFIA

HAHN, Eberhard.; BOOR, Werner.Carta aos Efésios, Filipenses e Colossenses: Comentário Esperança. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2006.

Deixe um comentário