DESAFIOS DA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ IV: OS TRÊS NÍVEIS DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL

“Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai” (Referência: 1 João 2:13,14).

Sou músico e a primeira vez que toquei bateria foi em uma igreja. Por ser muito novo, praticamente uma criança, tudo foi adaptado para que eu tivesse a chance de tocar. Como a comunidade não tinha um baterista disponível, os músicos precisaram se adequar. Mas com o tempo cresci, estudei e me aperfeiçoei, principalmente quando conheci alguns estilos musicais que exigiam um pouco mais de técnica. Precisei estudar muito para conseguir tocar algumas músicas que eram mais complexas. Conforme eu seguia ganhando mais idade, eu também crescia em conhecimento como músico.

Ao olhar para trás, percebo os vários estágios que percorri e o quanto o estudo intencional, visando crescer, fez a diferença na minha vida. Estudar é fundamental para qualquer área, não só para a música, como também para quem é cristão. Quem tem como norte a Bíblia, deve ter a atitude intencional de estudar. A vontade de entender a palavra de Deus, precisa guiar você.

John MacArthur (2016) aborda os três estágios para o crescimento espiritual usando o texto bíblico de 1 João (2:13,14). São padrões possíveis de verificar em todos os cristãos. E o primeiro é a criança, o segundo o jovem e por fim vem o adulto, em uma classificação semelhante à própria vida humana.

Seguindo a lógica das etapas do desenvolvimento humano, a criança é o primeiro estágio, sendo que todos já foram crianças e na vida espiritual não é diferente. O nosso primeiro passo na espiritualidade cristã é como uma criança em formação.

Os filhinhos são todos os que nasceram de novo através da fé em Cristo, o termo no original quer dizer justamente nascidos. Sendo assim, todos os que nasceram na família de Deus são filhinhos (WIERSBE, 2020, p. 635).

A criança é um ser dependente, e precisa aprender muita coisa, a Bíblia é uma novidade, sendo que, as suas ações, crenças e opiniões sobre Deus, ainda não são tão fundamentadas na palavra. Em uma boa igreja, um novo convertido normalmente é discipulado por alguém que já conhece bem a palavra de Deus. Entretanto, o cristão não pode permanecer neste estágio. Warren Wiersbe explica que:

“Mas há outro fator a ser considerado: começamos como “filhinhos” — nascidos —, mas não devemos permanecer neste estágio! O cristão só vence o mundo à medida que cresce espiritualmente” (WIERSBE, 2020, p. 635).

O cristão precisa buscar crescer, caso contrário, seguirá estático e indefeso, diante das intempéries do mundo. Todos nascem de novo, mas também todos precisam buscar a Deus e sair desta infância espiritual.

O segundo estágio são os jovens, e o texto bíblico diz que eles venceram o maligno (1 João 2:13), sendo esta, uma das suas características. O jovem é alguém que já entende bem da Bíblia e não se deixa enganar por falsos ensinos. John MacArthur complementa:

“Um jovem espiritual é uma pessoa que vence satanás porque ele sabe o bastante sobre a Palavra de Deus para não deixar se seduzir pela religião falsa” (2016, p. 56).

O jovem é motivado, sabe se defender, mas falta-lhe mais conhecimento, além de maturidade. Nesta etapa, o cristão ainda precisa amadurecer e aprender mais, ele precisa buscar conhecimento e ter um bom acompanhamento.  

Por fim, temos os pais no terceiro estágio. E eles são aqueles que não só entendem a palavra de Deus, como também, possuem um bom conhecimento das doutrinas e dos fundamentos da fé, além de ter intimidade com o Deus da doutrina. Eles conhecem a Bíblia e o Deus dela. Warren Wiersbe complementa os três estágios:

“Eis, portanto, a família cristã! Todos são “nascidos”, mas alguns já saíram da infância e entraram na idade adulta espiritual. O mundo não atrai o cristão que está amadurecendo e crescendo” (WIERSBE, 2020, p. 635).

Em um primeiro momento, estes três estágios do crescimento espiritual, servem como norte para entendermos em qual estágio estamos. Em um tempo onde cristãos leem pouco a palavra de Deus e também oram pouco, ter consciência destas três etapas é muito importante. Já se perguntou em qual estágio você está?

Durante a minha caminhada cristã, conheci muitos cristãos que frequentavam a igreja há muitos anos, mas que ainda eram crianças, visto que, eles não tinham intimidade com a palavra e com Deus. Infelizmente, isso é comum no meio cristão, eternas crianças que não buscam crescer.

Por isso, a vontade é um fator decisivo para todos os cristãos. Ter uma vida cristã intencional, querendo, desta forma, crescer, aprender e desenvolver a fé, é um elemento decisivo para que um seguidor de Cristo consiga crescer espiritualmente.

Estes três estágios revelam uma caminhada, um processo que precisa ser intencional para o crescimento acontecer. Uma criança só cresce saudável, quando se alimenta bem e também está sempre sendo orientada pelos pais. Um cristão também, se a igreja não investir em ensino e discipulado, certamente ela terá em sua comunidade eternas crianças frequentando seus cultos.

BIBLIOGRAFIA

MACARTHUR, John. Como estudar a Bíblia. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2016.

WIERSBE, Warren W. Comentário bíblico expositivo: Novo Testamento 2. Santo André: Geográfica Editora, 2020.

Deixe um comentário