A Reforma Protestante foi um marco para a igreja, ela marca um momento de grande mudança, de avanço e muitas novidades. E apesar da ação não ter sido inédita, visto que alguns pré-reformadores, como John Wycliffe (c. 1325-1384) e John Huss (c. 1372-1415), também se levantaram contra algumas irregularidades da Igreja da época, foi em Lutero que a reforma aconteceu.
É importante pontuar que o objetivo de Lutero não foi dividir a igreja e sim reformar, acabar com algumas ações enganosas no qual a igreja estava mergulhada, mas a reforma protestante acabou dividindo a igreja, e apesar da divisão, a própria igreja, após a reforma, acabou se reunindo e propondo mudanças, que foram influenciadas pela reforma. A igreja católica antes da reforma era outra.
Foi por conta da reforma que a Bíblia foi traduzida para a língua de sua época. O que antes era apenas em latim, terminou sendo um livro na linguagem do povo, sendo que ele foi o responsável por dar o pontapé inicial na organização da língua alemã, que na época, era dividida em vários dialetos, aliás, até hoje estes dialetos existem, porém, existe também uma língua oficial. Ele também acreditava que a educação não deveria ser uma missão da igreja e sim do estado, defendendo que todos deveriam ter acesso ao ensino. Claudino Piletti e Nelson Piletti complementam:
“Lutero foi um dos responsáveis pela formulação do sistema de ensino público que serviu de modelo para a nossa escola atual. É dele a ideia da escola pública para todos organizada em três siclos: fundamental, médio a superior” (2016, p. 63).
Foi Lutero que brigou por uma educação para todos e inúmeras ideias que influenciaram a sociedade até os nossos dias. Sendo que foi através da Bíblia que ele traduziu, que inclusive foi impressa várias vezes, que as pessoas aprenderam a ler e conseguiram dar os seus primeiros passos na educação formal.
Dia 31 de outubro comemoramos o dia da reforma protestante, sendo que a data inaugura muito mais do que o surgimento de uma nova igreja. A Reforma marca o momento de muitos avanços na educação e no conhecimento.
Optei em mencionar apenas algumas coisas que Lutero trouxe com a Reforma Protestante, contudo, existem muitos outros pontos que revolucionaram a sociedade da época, impactando toda a cultura ocidental, vale a pena pesquisar todos os frutos da Reforma.
Por isso que ao lembrar-se da Reforma Protestante, relembre também que este foi um marco para mudanças importantes, foi o dia em que as pessoas começaram a ter acesso a coisas que eram reservadas apenas para uma elite da igreja da época. A Reforma mudou uma realidade e uma forma de pensar, por isso que, esta data não é só religiosa, é o marco de mudanças que influenciaram o Ocidente.
BIBLIOGRAFIA
PILETTI, C. PILETTI, N. História da educação: de Confúcio a Paulo Freire. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

Excelente reflexão, Professor Guilherme.
CurtirCurtir
Obrigado professor.
CurtirCurtir