Em um antigo trabalho, no período que eu cursava teologia, eu costumava conversar nos intervalos, sobre a Bíblia e a teologia com alguns colegas de labuta. Neste tempo, surgiam dúvidas, questionamentos e muitas reflexões, o que me levava a ler e a estudar ainda mais. Aprendi e pude ensinar muitas pessoas neste período. Mas em um determinado dia, um rapaz que costumava apenas nos observar, chegou em nosso meio e falou que estávamos perdendo tempo estudando a Bíblia e a teologia, bastava apenas confiar na palavra do pastor. Se o indivíduo é um pastor, ele dizia, é porque ele entende da Bíblia. Uma frase que eu creio ser um tanto quanto equivocada.
Tag: vida cristã
CRISTIANISMO RETRIBUTIVO
A minha primeira oração, logo que eu levanto, é sempre de agradecimento. Aprendi a agradecer e a ser grato a Deus por tudo. Mesmo em momentos difíceis, é sempre possível agradecer. Carrego comigo um grande sentimento de gratidão, creio sempre que Deus em todas as situações é muito mais do que bondoso.
O SCHABAT JUDAICO E A REVERÊNCIA
Não é tão difícil transformarmos coisas importantes ou mesmo sagradas, em banais. Com o tempo a Bíblia sagrada vira um simples livrinho e o culto uma reunião comum, onde nós precisamos apenas cumprir um protocolo. Em nome de deixamos o ambiente cristão menos formal, uma atitude que eu acredito ser muito positiva, terminamos por perder a reverência por aquelas coisas que são essenciais. E este é um dos desafios da vida cristã.
O PODER DA GRATIDÃO
Em um período da minha vida, parecia que tudo o que eu fazia, dava errado. A minha carreira profissional, banda e todas as outras áreas da minha vida, pareciam seguir estagnadas, eu não entendia o motivo. Mas em um determinado dia, depois de um período de oração, meio que brabo com Deus e com um amigo que havia me dado um sermão, me falando que eu estava focando muito nas coisas erradas e deixando de olhar para as coisas que estavam dando certo, resolvi colocar em prática a dica do Apóstolo Paulo e do meu amigo:
O VAZIO DO SER HUMANO
Não é incomum vermos pessoas entrando nas empreitadas mais diversas, com o intuito de preencher um vazio que o incomoda. Sendo que alguns terminam por seguir a vida como carros desgovernados, experimentando de tudo, tentando seguir inúmeras fórmulas, mas sem sucesso algum.
VIDA FUNDAMENTADA
Quando eu era criança, costumava passar uma boa parte das minhas férias escolares na praia. Sendo que a casa onde ficávamos, era ao lado de uma grande mata, o que era muito legal visto que eu sempre gostei de natureza. O problema era que mato atrai mosquito e mosquito não é nada legal, por mais que ele seja muito pequeno, o incômodo que ele causa é muito grande.
PRAGMATISMO CRISTÃO
A igreja, em cada período, teve um desafio que precisou aprender a lidar. Os primeiros cristãos, por exemplo, corriam risco de vida por seguirem a Jesus. E, apesar de hoje, em alguns locais, ainda existirem perseguições, não são mais em todos os países. É possível hoje ser cristão em quase todos os lugares e não correr risco de vida.
O CRISTÃO E A VIDA INTELECTUAL
Nem sempre o estudo é levado a sério pelos cristãos. Estudar ou ser alguém relevante no meio acadêmico, produzindo conhecimento ao mesmo tempo que trata questões da fé ou da apologética, como muitos filósofos e teólogos cristãos fazem, é algo visto por muitos como algo sem importância. Bom mesmo é aquela irmã que fica dando profetadas na Igreja, falando revelações que são frutos das suas emoções.
MISSÃO IMPOSSÍVEL
Quando eu estava para me formar na faculdade, andava muito incomodado em buscar fazer algo de útil na igreja. Afinal, passar quatro anos estudando teologia para não usar nada, não me deixava feliz. Neste meio tempo, tentei organizar muita coisa. Bolei planos e mais planos em busca de oferecer algo a Deus, mas segui frustrado. Até Deus me dar à graça de lembrar-me de uma prática que sempre esquecemos: “A nossa principal missão é buscar a Deus e ler sua palavra”.
COMPANHEIRO DE HUMANIDADE
A real conversão acontece quando somos encontrados por Deus e este encontro nos traz vida. Somos salvos e transformados por um Deus de amor, que também é muito poderoso. Contudo, não é só isso, ao sermos encontrados por ele, percebemos o quão miseráveis somos e isso vai refletir (ou pelo menos deveria) no modo como vemos e tratamos o próximo.
