TEMPO PERDIDO

Eu tenho pensado muito sobre o tempo ultimamente, apesar de não estar para morrer. A simples menção de eu estar perdendo tempo me incomoda e me deixa reflexivo. Afinal, o tempo não volta, diante disso, não podemos nos dar ao luxo de errar (não muito) e nem de fazer escolhas onde o nosso tempo será perdido.

E sobre tempo perdido, Harold Kushner tem uma teoria chamada: Teoria do vidro de café, muito interessante:

“Logo que abrimos um vidro de café solúvel, você serve colheradas cheias, generosas, por que sabe que o vidro ainda está cheio, está usando apenas uma pequena parte do conteúdo. À medida que se aproxima do final do vidro, você percebe que já há pouco café, e aos poucos passam a ser medidas com mais cuidado. No final, você se esforça para alcançar até o pouco que se esconde nos cantinhos” (KUSHNER, 2004, p. 89).

Você não acha que nós lidamos com a vida de modo parecido?

Quando novos não ligamos para o tempo, a velhice, morte ou o final da vida, não nos faz muito sentido. Com o tempo começamos a perceber como somos limitados e que não temos tanto tempo assim. Tentamos desta forma tomar mais cuidado, não abusar tanto da sorte, até que um dia percebemos que o tempo está quase no fim. Eclesiastes 3:1 diz:

 “Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu”.

Para tudo há o seu tempo, cabe a nós tentar entender o tempo certo para agir de forma assertiva. Mas como entender? Como saber que não estamos perdendo tempo? Eclesiastes nos explica.

Este controverso e mal humorado livro, que por séculos levanta questões por conta dos seus questionamentos nos dá a principal conclusão: “A riqueza não traz satisfação verdadeira” (ZUCK, 2014, p. 218, 220, 221).

Enfim, este livro nos traz alguns sopros de reflexões, que nos faz pensar o que estamos fazendo com a nossa vida, qual é o sentido. E o próprio capítulo começa com uma sentença interessantíssima: “Para tudo há uma ocasião” (v. 1). Existe o tempo certo para fazermos tudo, nascer, colher, plantar, construir, chorar, enfim, do versículo 1 ao 8 este pensador desconhecido mostra como tudo na vida tem um tempo. E ele termina com uma frase genial no versículo 9, porém vou usar a tradução de Eugene Peterson:

Mas, no final, será que tudo isso faz alguma diferença? (PETERSON, 2012, p. 903).

Será que tudo faz diferença, é tudo muito difícil, Deus nos deixou muito trabalho pesado e o que eu ganho com tudo isso? Será que viver é só isso?

É difícil muitas vezes entender a vontade de Deus, é complicado explicar o porquê certas coisas acontecem conosco ou porque muitos planos não dão certo. Mas o que o texto no aconselha é confiar em Deus, sem tentar compreendê-lo. E seguir com um coração agradecido.

Penso que às vezes corremos atrás de tantas coisas que não valem a pena, que deixamos passar o que deveríamos realmente fazer. Será que vale a pena correr atrás do que estamos correndo? Vale a pena fazer o que estamos fazendo? Pense nisso e construa limites. 

Quando temos a vontade de Cristo como ponto central em nossa vida, certamente não estaremos perdendo tempo. Afinal, só há contentamento n’Ele, só há esperança n’Ele e só há equilíbrio n’Ele. Diante disso, que a palavra de Paulo ecoe em nossas vidas:

“Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21).

 

BIBLIOGRAFIA

Zuck, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: Editora CPAD, 2009.

KIVITZ, Ed René. O Livro Mais Mal-humorado da Bíblia: A acidez da vida e a sabedoria do Eclesiastes. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2013.

PETERSON, Eugene H. A Mensagem: Bíblia em linguagem contemporânea. São Paulo: Editora Vida, 2012.

Bíblia Sagrada – Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2013.

2 comentários sobre “TEMPO PERDIDO

  1. Ótima reflexão sobre o tempo.
    Algum tempo eu estou pensando sobre isso, tempo. Hoje eu tenho 35 anos, e tive que rever minha vida, organizar minhas prioridades, entender meu propósito nessa terra, afinal o tempo não espera, o tempo passa rápido, quando você se der conta, acabou tarde demais. Essa semana eu tive dois impactos na minha vida, relacionados a evangelismo. Primeiro foi em uma Aldeia Indígena, Santa Catarina, ao entrar naquela Aldeia, foi um choque cultural, e um choque de realidade, nesse momento acordei pra vida e voltar para o propósito para qual nasci, segundo impacto foi na Igreja Gólgota em Curitiba. Tivemos um momento sobre evangelismo, após a reunião sobre evangelismo, fomos evangelizar, cara levei outro choque, e juntado esses impactos que tive em minha vida, durante essa semana que passou, eu entendi perfeitamente isso, eu tava jogando meu tempo fora, tava focado em coisas e tinha deixado Deus de lado. Tive que parar, respirar e pedi perdão para Deus, faz poucos dias, tudo voltou ao normal, onde Deus é tudo na minha vida e vivo para fazer sua vontade… Parabéns pelo artigo sobre o tempo, que esse artigo venha edificar outras vidas, assim como eu fui edificado. Graça e paz! Josué Oliveira Batista.

    Curtir

    1. Avatar de deividonorio GUILHERME AUGUSTO

      Boa tarde

      Poxa eu fico grato por seu comentário, e como você bem disse, é sempre importante refletir sobre isso
      E que Deus nos ajude a usar o tempo da forma que Ele se agrade, né?
      Poxa a Igreja Gólgota é muito boa, eu fui de lá por muitos anos, mas acabei saindo

      Curtir

Deixe um comentário