O CRISTIANISMO PRÁTICO E A ROTINA RELIGIOSA

A Bíblia é a palavra de Deus! Tal frase pode parecer meio óbvia, mas em tempos onde a Bíblia é lida por poucos cristãos, creio que o óbvio precisa ser dito. O ser humano constantemente cai em um contínuo automatismo, se esquecendo das coisas que são centrais e valorizando hábitos que de longe são essenciais para a fé. Ele vai a igreja todos os domingos, menos a Bíblia, ele é voluntário na igreja todos os dias, mas não busca voluntariamente a Deus em sua casa. Com isso, ser cristão vira sinônimo de frequentador de igreja, a prática é substituída pelos ritos vazios.

FLUTUANDO NA DÚVIDA

O senso de direção é algo aplicado apenas a vida aqui na terra ou em qualquer outro lugar semelhante. Quando falamos do espaço sideral, conceitos como em cima ou embaixo, perdem o sentido, visto que o espaço é uma imensidão que parece não ter fim e lá não tem lado, muito menos frente e atrás. Nós só temos noção de direção, quando possuímos uma referência que no nosso caso é a terra. Experimente, em um final de semana, fazer uma viagem ao espaço, que você vai constatar justamente isso.

SIMPLICIDADE E EQUILÍBRIO

As vezes algumas pessoas não entendem quando eu digo que busco viver uma vida um pouco mais simples ou uma vida essencialista. A maioria não aceita e responde que nunca conseguiriam viver sem ter as coisas, sem sair para viajar ou ir em restaurantes. Muitos creem que viver uma vida essencialista é viver na falta, deixando de sair e aproveitar, cultivando uma vida de escassez.

OS EFEITOS DA SIMPLICIDADE

Quem busca cultivar a simplicidade, na verdade, descarrega do ombro toda a bagagem que atrapalha e só traz canseira. Quem simplifica, muda o foco e segue mais leve rumo a seus objetivos. As coisas servem para nos ajudar, elas têm que nos servir e não o contrário. Um bom carro e uma boa casa são úteis, são elementos importantes. Só não podemos inverter as prioridades e viver em função destas coisas.

PREOCUPAÇÕES DE INÍCIO DE ANO

Normalmente o ano novo é um momento de esperança, é uma espécie de recomeço. Eu mesmo gosto muito, visto que eu posso avaliar o ano que passou e recomeçar de um modo melhor ou mesmo fazer um balanço das coisas que estão dando certo. Um ano novo pode servir como um marco de reavaliação ou recomeço e também, como um tempo de esperança, contudo, temo que neste momento o nosso ano novo não seja visto desta forma por alguns.

PERIGOSA IMPACIÊNCIA

“A impaciência pode se tornar o mais cruel e exigente agiota” (GIANNETTI, 2012, p. 65). Fui um grande frequentador de bibliotecas, sendo que, era para lá que íamos quando queríamos emprestar um livro novo ou precisávamos pesquisar um determinado assunto do colégio. Acredite, houve um tempo onde a internet não existia. A ação de pesquisar …

Continue lendo PERIGOSA IMPACIÊNCIA