FORTE

Sempre ouvi dizer que a pessoa forte é centrada, não perde o controle e nem age por impulso. O problema é que muitas vezes é impossível ser assim. Principalmente quando tudo dá errado, você é ignorado e esquecido. Mas temos que ser fortes e ainda ficarmos calados, para não corrermos o risco de desabafar e magoarmos a pessoa errada ou acabar piorando ainda mais a situação. Porém, tem uma coisa que me mantém forte e disposto a seguir e passar por todos os problemas; o exemplo de Cristo.

Ele foi o Deus encarnado, o verbo que se esvaziou e se entregou por amor a nós. Este verbo serviu, este Deus se doou e aguentou o escárnio, este Deus todo poderoso viveu a vida para fazer a vontade do Pai  e isso me da certo conforto. Pois o que eu faço é para a glória D’ele e é somente isso que me mantém tranquilo nestas situações. Paulo em 2Coríntios 12: 10 diz:

“Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte”.

Paulo dispensa apresentações, este homem foi o pensador mais relevante e uma pessoa tremendamente usada por Deus. E neste texto em questão, ele conta que três vezes  pediu uma cura ao senhor, por causa de um espinho na carne, mas Deus não quis curar e ainda falou que aquele espinho era para manter a sua pessoa humilde (2Coríntios 12:7-10).

Ninguém gosta de passar por decepções, muito menos gosta de ser esquecido e jogado de lado. Mas certas situações têm que produzir em nós mudança e amadurecimento. Vivemos em um mundo onde o sofrimento é comum, está inserido em nosso cardápio da vida. Habitamos em um lugar onde ser esquecido é uma rotina. Pois temos os nossos sonhos, temos a nossa falta de tempo e nossos objetivos e muita das vezes o nosso amigo ao lado não esta incluído nestes projetos todos, ou nos esquecemos deles, por pura distração, acontece.

Só quem passou por estas dores pode realmente sentir o sofrimento do próximo e entender a sua situação. Só quem foi esquecido ou desvalorizado consegue se colocar no lugar do outro e ajudar. Pois o sofrimento tem que nos causar sensibilidade, deve mover a nossa vida para olhar o próximo e ser humildes. Não é fácil, eu sei, não é mesmo, mas quem disse que tudo na vida seria fácil?

No entanto o sofrimento tem outra função, nos fazer enxergar quem realmente esta ao nosso lado. As vezes não valorizamos certas pessoas, mas acaba sendo elas, mesmo sendo poucas, que nos prestam auxílio e nos acompanham nas piores horas. Mário Sergio Cortella em uma palestra diz algo curioso: O amigo em um período difícil, nem sempre nos consola, mas sempre conforta. Provérbios 17:17 diz:

“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”.

Gosto deste versículo, porque ele deixa claro que é em nosso período mais difícil que enxergamos quem realmente se preocupa conosco.

Contudo, mesmo com estas palavras sinceras, de quem já passou por maus bocados, se viu esquecido por muitos e decepcionado, você não se convença do sofrimento e de seus períodos difíceis. Nada mais natural, há tempos em nossa vida que nenhuma resposta é resposta e acabamos seguindo na caminhada com mágoas, tristezas e decepções. Só não gosto de pensar que você, que esta passando por um período ruim e está inconsolável, é um perdedor, um Zé ninguém. Penso que na vida tudo colabora para o nosso crescimento e encarar o sofrimento por este prisma, nos faz evoluir mais.

Afinal, uma verdade é certa, não ganhamos sempre, não estamos sempre felizes e nem toda a realização frutifica, mas quando você segue entendendo que tudo nos traz crescimento, até as decepções e derrotas, ai você acaba ficando cada vez mais forte.

Gosto da letra de uma música do Los Hermanos, que descreve bem como deveríamos seguir a vida:

“Olha lá, quem acha que perder.
É ser menor na vida.
Olha lá, quem sempre quer vitória
E perde a glória de chorar.

Eu que já não quero mais ser um vencedor.
Levo a vida devagar pra não faltar amor”.

Nem sempre venceremos, nem sempre estaremos felizes e seremos lembrados. Mas sempre podemos aprender com os problemas!

Deixe um comentário